Os blockbusters e a temporada de verão no cinema em 2012

Começa oficialmente no próximo final de semana a temporada de verão do cinema americano (que no Brasil acontece no inverno, obviamente). Geralmente, as produtoras reservam para o período que consiste entre os meses de maio e agosto (um pouco mais longo que o verão, no caso) seus longas de maior apelo comercial, os blockbusters, “filmes-pipoca” ou seja lá como você gosta de chamar aqueles filmes que mais divertem (ou deveriam) do que acrescentam algo de engrandecedor às nossas vidas, os chamados Summer Movies.

Para os nerds

Nesse ano, como não poderia deixar de ser, teremos continuações, adaptações de histórias em quadrinhos, início de novas sagas, término de outras, mas… é inegável que 2012 tem um potencial que nem sempre se vê na indústria cinematográfica. A começar pelo primeiro grande lançamento do período, Os Vingadores – The Avengers (leia nossa crítica aqui), que chega aos cinemas americanos na próxima sexta.

Por aqui, em uma estratégia muito bem pensada da Marvel, o longa já estreou no último fim de semana e tem arrebentado nas bilheterias. Certamente, com o sucesso que o longa tem feito no mercado externo, os americanos se sentirão muito mais atraídos para conferir a reunião de super-heróis dos quadrinhos nas telonas.

Olha só o que mais você vai poder conferir nos cinemas até o final de agosto: a versão cinematográfica da série Anjos da Lei, que na década de 80 revelou o astro Johnny Depp e que agora ganha um longa-metragem com Jonah Hill, Channing Tatum e Ice Cube; a adaptação do conto de Edgar Allan Poe, O Corvo, com John Cusack; Battleship – Batalha dos Mares, com Liam Neeson, Alexander Skarsgard e a cantora Rihanna; e Plano de Fuga, novo longa com o astro Mel Gibson.

Ok, nesse momento você deve estar rindo da minha cara e falando “esse é o grande ano que você disse que seria?”… sim, é. A sacada está no que eu deixei pra falar a partir de agora. Mais de 30 anos depois de fazer história com Alien, o Oitavo Passageiro, Ridley Scott volta à ficção científica (que também o consagrou com Blade Runner) com Prometheus, longa que traz no elenco Michael Fassbender, Charlize Theron, Noomi Rapace e Guy Pearce. Pelo que já vimos nos trailers e nos vídeos virais que têm sido lançados, o longa promete (juro que não quis fazer trocadilho) ser um dos principais lançamentos do ano.

O Espetacular Homem-Aranha é um novo reboot na história de Peter Parker, que agora é interpretado por Andrew Garfield (A Rede Social) e que conta com Emma Stone no papel de Gwen Stacy (não, não teremos Mary Jane, mas sim a primeira namorada de Peter), Martin Sheen como tio Ben e Sally Field como tia May. Pode parecer estranho um novo reboot do personagem sendo que a trilogia de Sam Raimi acabou de completar 10 anos, mas olha… tudo indica que esse filme vai superar tudo o que já foi feito sobre o super-herói nas telonas.

Finalizando um arco que começou em 2005, com Batman Begins, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge é o último ato da trilogia de Christopher Nolan com o Homem-Morcego de Gotham City. Com a responsabilidade de atender às altíssimas expectativas dos fãs, Nolan aposta no vilão Bane, interpretado por Tom Hardy, para segurar a onda dos mais fanáticos e órfãos do Coringa de Heath Ledger, visto em Batman: O Cavaleiro das Trevas. Será que o diretor dá conta do recado? #InNolanWeTrust

Para os fãs de aventuras

Se você não é lá muito fã de filmes de super-heróis dos quadrinhos, outras boas aventuras chegarão aos cinemas nesse período: Homens de Preto 3, novamente com Will Smith e Tommy Lee Jones, além de Josh Brolin; Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros; o novo O Vingador do Futuro, que não é um remake do clássico de 1990 com Arnold Schwarzenegger, mas é baseado no mesmo conto de Philip K. Dick, e traz Colin Farrell como protagonista.

Sem a parceria entre Matt Damon e o diretor Paul Greengrass, o quarto filme da saga Bourne, O Legado Bourne, aposta todas as suas fichas no novo queridinho de Hollywood Jeremy Renner, que terá a companhia de Rachel Weisz e Edward Norton. Será que vão conseguir manter a qualidade da trilogia mesmo com a saída do seu protagonista?

Para finalizar, G.I. Joe 2: A Retaliação traz Channing Tatum, agora capitão Duke Hauser, e com a participação de Bruce Willis (tá fazendo qualquer coisa por dinheiro, hein, tio Willis?); e um dos filmes que podem mostrar, para quem insiste em duvidar, que Kristen Stewart é uma boa atriz (falo sério!), Branca de Neve e o Caçador, que também conta com o Chris Hemsworth (Thor) e Charlize “Sua Linda” Theron no elenco.

Fechando essa leva de filmes de ação/aventura, Os Mercenários 2 chega quebrando tudo no último final de semana de agosto e fazendo os fãs dos clássicos de ação da década de 80 ficarem malucos. Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis, Chuck Norris, Jet Li, Dolph Lundgren e Jason Statham JUNTOS, no mesmo filme. É o não o suficiente para te tirar de casa e ir ao cinema?

Para pais e filhos

Os fãs de comédia podem aproveitar para ver o novo filme de Sacha Baron Cohen, O Ditador; o novo trabalho dos irmãos Farrelly: Os Três Patetas, obviamente inspirado pelos clássicos filmes do trio; ou ainda, a mais nova parceria de Tim Burton com Johnny Depp, Sombras da Noite, que também tem no elenco Helena Bonham Carter (ah, vá!), Michelle Pfeiffer e a já estrela Chloë Moretz. Ah, tem também o musical no qual Tom Cruise faz uma estrela do rock, Rock of Ages.

Para as crianças (inclusive as adultas), os grandes destaques ficam por conta de Madagascar 3: Os Procurados; o quarto filme da série A Era do Gelo, que dessa vez não tem mais o brasileiro Carlos Saldanha (Rio) na direção; e a sempre aguardada animação anual da Pixar, que dessa vez investe em uma heroína no longa Valente. Depois do fracasso de Carros 2 no ano passado, a produtora aposta em sua primeira protagonista feminina.

Para quem quer fugir dos blockbusters

Se você não liga muito para blockbusters, ou até gosta, mas também é fã do ~cinemão~, aquele com mais cara de arte que de enlatado, também há filmes de grandes cineastas autorais que podem te interessar.

O primeiro deles é o drama Conspiração Americana, de Robert Redford. O longa traz no elenco o professor Xavier de X-Men: Primeira Classe, James McAvoy, Evan Rachel Wood (Tudo pelo Poder) e Kevin Kline. Ainda no campo das histórias dramáticas, outro filme que também chega ao Brasil nesse período é 360, de Fernando Meirelles (Cidade de Deus), que tem um grande elenco encabeçado por Anthony Hopkins, Rachel Weisz e Jude Law.

Pendendo mais para o humor, quem resolveu se arriscar no gênero foi Roman Polanski, que terá seu Deus da Carnificina chegando (super atrasado) aos cinemas nacionais. O longa chegou a concorrer ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Atriz de Comédia (Kate Winslet e Jodie Foster) e Melhor Filme de Comédia. Outro mestre que nos presenteia com mais um novo trabalho é Woody Allen, com Para Roma, com Amor, que marca o retorno do cineasta como ator, o que não acontece desde 2006, com Scoop.

Fechando a lista, dois longas que concorrem à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012, Cosmopolis, do cineasta David Cronenberg, e a adaptação do livro On the Road, de Jack Kerouac, feita pelo brasileiro Walter Salles (Central do Brasil), chamada Na Estrada (segunda chance de a Kristen provar que é boa atriz).

E aí, o que vocês acham desses lançamentos no período de verão dos Estados Unidos? Deixe seu comentário aí embaixo e aproveite para votar na enquete que fizemos no Facebook. Qual você acha que será o grande filme nerd desse ano? Vote aqui!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho