Festival de Cannes divulga membros do júri

Como já era sabido, Steven Spielberg será o presidente do júri Festival de Cannes 2013 e hoje foram anunciados os nomes dos outros membros que compõem o grupo com ele.

Além de Spielberg, o grupo será composto pelos cineastas Cristian Mungiu, vencedor do prêmio de Roteiro no ano passado, pelo longa Além das Montanhas, e da Palma de Ouro em 2007, por 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, Ang Lee vencedor do Oscar de Melhor Diretor nesse ano, por As Aventuras de Pi, Lynne Ramsay, de Precisamos Falar Sobre o Kevin, e Naomi Kawase, vencedora do Caméra D’Ór, em 1997, e do Grande Prêmio do Júri, em 2007.

Completam o júri os atores Christoph Waltz, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante nesse ano, por Django Livre, Daniel Auteuil, protagonista de Caché, de Michael Haneke, e vencedor do prêmio de Melhor Ator em Cannes, em 1996, e as atrizes Nicole Kidman e Vidya Balan.

Se alguém pensava que, com a escolha de Steven Spielberg para a presidência do júri, o festival seguiria uma tendência de dar mais atenção ao cinema americano, pelo menos não é o que enxergamos a partir das escolhas do júri.

Apenas Spielberg é americano e todos os outros membros, apesar de alguns terem uma carreira consolidada em Hollywood, são de nacionalidades distintas. Mungiu é romeno, Lee é taiuanês, Lynne é escocesa, Naomi japonesa, Waltz austríaco, Auteuil francês, Nicole australiana e Vidya indiana.

A 66ª edição do Festival de Cannes acontece entre os dias 15 e 26 de maio e você pode conferir a lista de filmes selecionados até o momento aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho