Juno (2007): Direção de Jason Reitman e roteiro de Diablo Cody
Uma garota de 16 anos engravida de seu colega de classe. Com a ajuda da família e dos amigos, a jovem decide procurar um casal que queira criar seu filho. A partir daí, o filme mostra os conflitos que uma adolescente pode enfrentar durante esse período de amadurecimento precoce.
Vou começar dizendo logo de cara que essa trilha sonora tem apelo mais forte para agradar os fãs da música folk alternativa, chamada de neo-folk ou indie folk, gênero que vem ganhando novos artistas e público nos EUA e Europa. Quem curte indie rock certamente também vai gostar!
Antes de começar a filmar Juno, a roteirista Diablo Cody chamou Ellen Page e perguntou o que a personagem escutaria, Ellen respondeu: The Moldy Peaches e imediatamente apresentou a banda a Cody, que entrou em contato com Kimya Dawson, ex-vocalista da banda. A cantora lhe mandou algumas faixas exclusivas para Cody, que ficou encantada.
Kimya Dawson ficou conhecida pelo grande público e pode ser ouvida nas faixas Tire Swing, Loose Lips, So Nice, So Smart e na música tema Anyone Else But You, originalmente gravada pelo The Moldy Peaches.
Não se assuste com as gaitas, violões e letras de amor, elas não cansam os ouvidos e combinam perfeitamente com as cenas da jovem nesse período de dilemas. Até porque o ritmo é quebrado com Sonic Youth, Velvet Underground e Cat Power com a suavidade perfeita na belíssima Sea Of Love.
Feito em cima da trilha sonora, o filme foi reconhecido por isso e indicado ao Globo de Ouro em 2008 na categoria Melhor Filme de Comédia ou Musical, mas o prêmio ficou com Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.
A escolha das músicas pode ter sido feita há alguns anos, mas as faixas são tão fofas que ainda hoje você pode se interessar por alguns desses artistas e ainda querer conhecer mais. Pelo menos é o que eu, fã do neo-folk, costumo fazer.
A última cena do filme é de uma delicadeza extrema, os protagonistas Ellen Page e Michael Cera estão sentados numa escada, tocam e cantam a música tema Anyone Else But You. Inevitável não se apaixonar. Já deu vontade de ver ou rever o filme?
Espero que tenham gostado da dica de hoje!