Sete atores em evidência em Hollywood

Na Sétima Lista dessa semana, preparamos um especial com sete dos atores de destaque no cinema atual. Entre os selecionados, vários têm recebido muitos elogios de crítica e público, e acabam figurando em algumas das principais premiações pelo mundo. Mas, o mais importante, é que todos esses nomes estão em evidência atualmente, seja por algum personagem específico, ou por figurarem em vários longas de destaque. Vejam a lista!

Ryan Gosling

Considerado por muitos um dos melhores atores de sua geração, Ryan Gosling tem mostrado que é um ator versátil e talentoso. Depois de sofrer na mão de Michelle Williams em Namorados para Sempre, longa que talvez tenha trazido o ator ao reconhecimento do grande público, Gosling já se aventurou por personagens muito diferentes entre si. Seja como um motorista introspectivo em Drive, assessor de campanha cínico em Tudo Pelo Poder, ou como um playboy garanhão em Amor a Toda Prova, o ator apresentou belíssimas interpretações, sem contar o carisma que tem.

Mas não se enganem achando que apenas agora ele resolveu mostrar seu talento. Mesmo antes de Namorados para Sempre, Gosling já mostrava a que veio em longas como Diário de Uma Paixão, de Nick Cassavetes, A Garota Ideal, no qual contracena com uma boneca, e Half Nelson, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, em 2007. Os projetos futuros: Gosling deve ser visto ao lado de Sean Penn e Emma Stone no drama policial Caça aos Gângsteres; no próximo filme do diretor de Drive, Nicolas Winding Refn, Only God Forgives; em The Place Beyond the Pines, novo filme do diretor de Namorados para Sempre; e em um dos próximos dois trabalhos de Terrence Malick, ainda sem título, mas que já se sabe que terá Christian Bale, Natalie Portman, Cate Blanchett e Rooney Mara no elenco.

Michael Fassbender

Outro nome em evidência no cinema atual, seja por seu talento, beleza ou pela tão falada cena de nu frontal em Shame, é Michael Fassbender. Seu primeiro papel com um pouco mais de destaque em Hollywood foi o guerreiro espartano Stellios, em 300, de Zack Snyder. Em Hunger, de 2008, começou sua parceria com o diretor Steve McQueen (o mesmo do já citado Shame), e chamou atenção por conta da visceralidade de sua interpretação. Depois chegou a fazer Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, no qual interpreta um soldado alemão, com destaque para a excepcional cena da taverna.

Mas foi mesmo em 2011 que Fassbender atingiu o estrelato ao atuar em longas como Jane Eyre, X-Men: Primeira Classe, Um Método Perigoso, de David Cronenberg, Shame e A Toda Prova, de Steven Soderbergh. Com tanto papel de destaque, não foi difícil para Ridley Scott escolhê-lo para o melhor personagem de Prometheus, o androide David. E pelo jeito, as parcerias de Fassbender já andam rendendo frutos. O ator já está filmando um novo filme com McQueen, Twelve Years a Slave, já está confirmado para o próximo filme de Ridley Scott, The Counselour, e também fará a sequência de X-Men: Primeira Classe, onde vai reviver o personagem Magneto.

Tom Hardy

Quem vem conquistando com calma seu espaço em Hollywood é Tom Hardy, que em breve poderá ser visto como o vilão Bane, de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, último filme da trilogia de Christopher Nolan sobre o Homem-Morcego, e tem a responsabilidade de assumir o papel de antagonista após a consagração do Coringa vivido por Heath Ledger, que virou uma lenda após sua morte precoce, em 2008.

Apesar de ter sua carreira alavancada (ainda não ao ponto de se tornar uma estrela) após A Origem, do próprio Nolan, Hardy teve atuações bastante elogiadas em longas anteriores, como Rock’n’Rolla – A Grande Roubada, de Guy Ritchie, e Bronson, do diretor de Drive, Nicolas Winding Refn. Somado ao grande porte físico que tem, o que lhe rende a participação em vários filmes de ação, o ator também dá um show quando precisa viver papéis mais dramáticos, como em Guerreiro, no qual interpreta um lutador de MMA problemático, ou em O Espião que Sabia Demais, onde está quase irreconhecível. Além do novo Batman, outro filme que deve chegar aos cinemas em 2012 com o ator é Os Infratores, do diretor de A Estrada, John Hillcoat.

Em uma aposta muito pessoal, acredito que, de todos os atores selecionados nessa lista, Hardy é quem tem mais potencial para intercalar trabalhos mais voltados ao público médio, com grandes blockbusters (como o novo Mad Max, onde vive o papel imortalizado por Mel Gibson), mas sem abandonar as produções mais independentes, que acabam exigindo mais do talento do ator.

Joseph Gordon-Levitt

Apesar da carinha de menino, Gordon-Levitt é o mais experiente entre todos os representantes da lista. Com 31 anos, começou a atuar ainda criança em séries de TV, mas seu primeiro papel com um pouco mais de destaque no cinema foi em 10 Coisas que Eu Odeio em Você, onde contracenou com Heath Ledger. Ainda assim, Gordon-Levitt nunca foi uma grande estrela, mas nos últimos anos tem ganhado bastante destaque, principalmente depois de protagonizar a comédia romântica (500) Dias com Ela, de Marc Webb (O Espetacular Homem-Aranha), ao lado da belíssima Zooey Deschanel.

Também fez A Origem, de Chris Nolan, e a partir daí sua carreira deu uma alavancada e o ator repete a parceria com o diretor no novo filme do Batman. Gordon-Levitt também também foi destaque na comédia dramática 50%, onde interpreta um jovem que descobre sofrer de um câncer. Além de Batman, do qual pouco se sabe sobre seu personagem, o que gera especulações sobre a grande importância que ele deve ter na história (será que ele assumirá o herói no lugar de Bruce Wayne e, por consequência, Christian Bale?), o próximo trabalho de destaque do ator deve ser o longa Lincoln, de Steven Spielberg, onde interpretará o filho do ex-presidente americano Abraham Lincoln, vivido por Daniel Day-Lewis.

Jesse Eisenberg

Famoso mundialmente por viver o criador do Facebook Mark Zuckerberg, no longa A Rede Social, de David Fincher, filme que lhe rendeu uma indicação de Melhor Ator no Oscar, Eisenberg chamou a atenção de um dos maiores cineastas da história do cinema, Woody Allen, e vive uma das quatro histórias de Para Roma com Amor, mais recente trabalho do diretor.

Antes de trabalhar com Fincher, Eisenberg já havia feito alguns filmes conhecidos, como Zumbilândia, ao lado de Woody Harrelson e Emma Stone, A Vila, de M. Night Shyamalan, e A Lula e a Baleia, do diretor Noah Baumbach, que deve voltar a trabalhar com o rapaz em seu próximo filme, While We’re Young, ainda em pré-produção. Eisenberg empresta sua voz ao pássaro Blue, da animação Rio, do brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo), que deve ganhar uma continuação a ser lançada em 2014, já com o ator confirmado no papel.

Jeremy Renner

Quem parece ter caído nas graças de Hollywood nos últimos anos foi Jeremy Renner, que chegou a ser indicado duas vezes ao Oscar (e graças ao bom Odin não venceu): uma por Melhor Ator, com Guerra ao Terror, em 2010, e como Coadjuvante, no ano seguinte, por Atração Perigosa, dirigido por Ben Affleck.

Mas devo ser a única pessoa nesse mundo que não gosta do ator, já que além de viver o Gavião Arqueiro em Os Vingadores, ele acaba de assumir o lugar de Matt Damon na franquia Bourne, que terá seu quarto filme lançado em breve, e já conseguiu seu lugar também em Missão: Impossível, ao lado de Tom Cruise, onde participou do quarto longa da franquia, Protocolo Fantasma, e deve participar no quinto, já anunciado, mas ainda sem previsão de estreia.

Andrew Garfield

Por fim, como não poderia faltar, Andrew Garfield, que recebeu a dura tarefa de substituir Tobey Maguire na franquia Homem-Aranha (mas ganhou de presente um namoro com Emma Stone). Embora O Espetacular Homem-Aranha venha dividindo a opinião dos críticos, a atuação de Garfield é uma das coisas mais elogiadas do filme, mesmo por aqueles que não gostaram tanto do novo reboot do cabeça de teia. Recentemente, foi anunciado que a nova franquia também será uma trilogia, assim como os filmes anteriores dirigidos por Sam Raimi. Então, ainda veremos por um bom tempo o ator saltando mascarado por entre os prédios de Nova York.

Antes de viver Peter Parker nas telonas, Garfield chegou a fazer outros filmes de destaque, como Leões e Cordeiros, de Robert Redford, Não Me Abandone Jamais, ao lado de Keira Knightley e Carey Mulligan, e A Rede Social, de David Fincher, no qual viveu o brasileiro Eduardo Saverin, cocriador do Facebook.

Na semana que vem, listaremos sete das atrizes em maior evidência no cinema atual. Fiquem ligados!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho