Conforme prometemos na semana passada, quando fizemos nossa Sétima Lista com alguns dos atores de maior destaque no cinema atual, hoje vamos conferir que são as atrizes que têm roubado a cena em Hollywood e conquistado o coração do público, da crítica e dos estúdios, claro!
Emma Stone
A queridinha da América atual é a bela Emma Stone, que além de todo o carisma e simpatia que carrega, já demonstrou em diversos papéis que é uma ótima atriz, principalmente se seu personagem tiver uma veia cômica. Embora tenha feito algumas participações em séries de TV antes, foi a partir de Superbad (2007), seu primeiro longa-metragem, que a atriz começou a conquistar seus fãs. Em pouco tempo, o filme se tornou cult e ajudou a alavancar a carreira da atriz, assim como a dos atores Jonah Hill e Michael Cera.
Outros destaques na agitada carreira da atriz são Zumbilândia, A Mentira e Amor a Toda Prova, onde contracena com Ryan Gosling, Steve Carell e Julianne Moore. Em Histórias Cruzadas, filme que não me agrada nem um pouco (leia nossa crítica aqui), Emma mostrou que tem talento também para personagens mais dramáticos e, pelo jeito, ela deve estar querendo provar que é uma atriz versátil, pois além de ter assumido a responsabilidade de interpretar Gwen Stacy, a primeira namorada de Peter Parker, em O Espetacular Homem-Aranha (crítica aqui), a atriz também estará no drama policial Caça aos Gângsteres, retomando duas parcerias: com o já citado Ryan Gosling, e com o diretor Ruben Fleischer, de Zumbilândia.
Jennifer Lawrence
Quem também ganhou um lugar no coração dos fãs, da indústria e da crítica cinematográfica é Jennifer Lawrence. Ainda que a atriz já tivesse feito um filme de destaque, Histórias que se Cruzam, de Guillermo Arriaga, contracenando com Kim Basinger e Charlize Theron, a atriz ficou realmente conhecida em 2010, quando carregou praticamente sozinha o drama independente Inverno da Alma, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
No ano seguinte, mostrou que também é capaz de viver bons papéis em blockbusters ao interpretar a mutante Mística, em X-Men: Primeira Classe. Em 2012, ficou com a tarefa de dar vida à personagem Katniss Everdeen em Jogos Vorazes, adaptação cinematográfica da série de livros que é a mais nova febre literária mundial. Jennifer deve reviver a personagem em pelo menos mais três filmes da série, já que foi anunciado recentemente que o último livro da trilogia será dividido em dois longas. Além disso, deve voltar a viver Mística na sequência de X-Men: Primeira Classe, que tem previsão de lançamento para 2014. Ainda em 2012, teremos a chance de vê-la mais uma vez nos cinemas, com o suspense House at the End of the Street, que deve chegar ao Brasil em outubro.
Jessica Chastain
Quem parece ter surgido do nada e instantaneamente se tornou uma estrela é Jessica Chastain, que do ano passado pra cá fez vários filmes que alçaram sua carreira tornando-a a grande revelação do cinema e, por que não?, do teatro, já que ela estrelou a peça Salomé, de Oscar Wilde, ao lado de ninguém menos que Al Pacino. Aliás, a peça acabou virando um filme dirigido pelo próprio Pacino, Wild Salomé, que mistura a encenação da obra com um documentário sobre o autor e a peça.
Mas foi realmente com A Árvore da Vida, de Terrence Malick, que Chastain foi extremamente elogiada e ganhou fama, sendo o grande destaque do filme que tinha no elenco os veteranos Brad Pitt e Sean Penn. Ainda em 2011, ela fez Coriolano, de Ralph Fiennes, O Abrigo, Em Busca de um Assassino e Histórias Cruzadas, que lhe rendeu inúmeras indicações às principais premiações do cinema, Oscar, Globo de Ouro, Bafta, SAG entre outras. E em 2012 ela repete a dose do ano anterior e trabalhou em seis filmes, entre eles um dos próximos trabalhos de Malick, To the Wonder, e Os Infratores, drama que traz no elenco Gary Oldman, Tom Hardy, Shia LaBeouf, Guy Pearce e Mia Wasikowska.
Mia Wasikowska
Alçada à fama depois que viveu a protagonista na adaptação de Tim Burton para o clássico Alice no País das Maravilhas, a australiana Mia Wasikowska tem ganhado destaque na indústria com filmes um pouco mais modestos que a superprodução de Burton, mas sempre cercadas de gente gabaritada, como o independente Minhas Mães e Meu Pai, onde atuou ao lado de Annette Benning, Julianne Moore e Mark Ruffalo; Jane Eyre, com uma das atuais estrelas do cinema atual, Michael Fassbender; Inquietos, do cineasta Gus Van Sant; e Albert Nobbs, com Glenn Close.
Entre os próximos trabalhos da atriz, estão o já citado Os Infratores, o próximo filme do diretor da trilogia da vingança, Chan-wook Park, Stoker, e a nova adaptação para o clássico romance de Gustave Flaubert, Madame Bovary, no qual viverá a protagonista Emma.
Carey Mulligan
Revelada em 2005 no filme Orgulho e Preconceito, no qual interpreta uma das irmãs da protagonista vivida por Keira Knightley, Carey Mulligan só atingiu um patamar de destaque em 2009, quando protagonizou o drama Educação, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. De lá pra cá, a jovem conseguiu emplacar atuações em vários filmes de destaque, como Inimigos Públicos, Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme, Não me Abandone Jamais e os super elogiados Drive e Shame, ao lado de Ryan Gosling e Michael Fassbender, respectivamente.
E embora a moça pareça querer subir um degrau de cada vez em sua carreira, não dá para negar que parecem ser degraus bem altos, já que os próximos trabalhos da atriz são a adaptação do clássico de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby, dirigido por Baz Luhrmann e protagonizado por Leonardo DiCaprio, e o próximo filme dos irmãos Coen, Inside Llewyn Davis. Ambos com previsão de lançamento para este ano nos Estados Unidos.
Chloë Moretz
Representante mais jovem da nossa lista, Chloë Moretz é uma das grandes promessas do cinema atual, mas não é nada precipitado já considerá-la como uma ótima realidade, pois tem assumido papéis bem complexos para quem tem apenas 15 anos. A jovem começou a realmente se destacar em 2010, quando roubou a cena em Kick-Ass – Quebrando Tudo, onde interpreta a pequena psicopata filha de Nicolas Cage, Hit-Girl.
Ainda no mesmo ano foi a protagonista do drama de suspense Deixe-me Entrar, remake do sucesso sueco Deixa Ela Entrar. No ano seguinte, fez Em Busca de um Assassino, ao lado de Jessica Chastain, Hick, e A Invenção de Hugo Cabret, dirigido por Martin Scorsese e que foi um dos grandes destaques da temporada passada. Seu último trabalho foi Sombras da Noite, de Tim Burton, e ela já está gravando o remake do clássico Carrie, a Estranha, baseado no livro de Stephen King e que tem previsão de lançamento para 2013.
Michelle Williams
Para fechar a lista, Michelle Williams, a mais experiente entre as selecionadas, fez sua atuação de estreia em um episódio de Baywatch, em 1993, mas ela só foi mesmo começar a ganhar destaque quando fez parte do elenco da série Dawson’s Creek, entre 1998 e 2003. Em 2005, foi indicada pela primeira vez ao Oscar por sua atuação em O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, onde interpretou a esposa de Heath Ledger, que também foi seu marido na vida real, antes de morrer tragicamente de overdose de remédios, em 2008.
Depois da morte de Heath, Michelle, que tem um uma filha com o ator, voltou a se destacar com Namorados para Sempre (2010), ao lado de Ryan Gosling. Drama que lhe rendeu a segunda indicação ao prêmio da Academia, desta vez por ser a protagonista. Ainda em 2010, trabalhou com Martin Scorsese no suspense Ilha do Medo, com Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Ben Kingsley. Mas foi em Sete Dias com Marilyn que a atriz voltou a ser super elogiada e garantiu sua terceira indicação ao Oscar em seis anos, ao interpretar a maior sex-symbol da história do cinema, Marilyn Monroe. O próximo trabalho de Michelle é uma versão do clássico O Mágico de Oz dirigida pelo cineasta Sam Raimi (Homem-Aranha), Oz: Mágico e Poderoso.
Menções honrosas
Como foi complexo elaborar uma lista com apenas sete atrizes de destaque no cinema atual, acho que vale citar algumas que ficaram de fora, mas que têm potencial de se tornarem grandes estrelas no futuro, principalmente por conta das excelentes atuações que apresentaram em alguns trabalhos.
Ao lado de Chloë Moretz, quem parece ser a grande revelação mirim é Elle Fanning, irmã de Dakota. Com apenas 14 anos, a atriz ganhou destaque em 2010, quando roubou a cena em Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola. No ano seguinte, repetiu o feito de tomar o filme para si com Super 8, dirigido por J.J. Abrams e produzido por Steven Spielberg. Ainda em 2011, fez Compramos um Zoológico, de Cameron Crowe, e gravou o próximo filme de Francis Ford Coppola, ainda a ser lançado, Twixt. Fiquem de olho, porque parece que a menina está com tudo!
Curiosamente, as duas atrizes a serem citadas ganharam fama por interpretar a mesma personagem. Uma na versão sueca de Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, e a outra na versão americana do mesmo filme, dirigida por David Fincher. Estamos falando de Noomi Rapace e Rooney Mara, respectivamente. Adaptados do romance homônimo de Stieg Larsson, os filmes trazem a forte protagonista Lisbeth Salander, que em ambas as versões ganharam interpretações fortes (e ao mesmo tempo bem distintas) das duas atrizes.
A sueca Noomi Rapace já está galgando seu espaço em Hollywood: fez Sherlock Holmes 2, foi a protagonista de Prometheus, de Ridley Scott, e em breve deve ser vista ao lado de Rachel McAdams em Passion, de Brian De Palma. Já Rooney Mara, que praticamente surgiu em A Rede Social, de David Fincher, deve estar no próximo filme de Spike Jonze, ainda sem título, em um dos próximos lançamentos de Terrence Malick, também seu nome definido, e The Better Pill, de Steven Soderbergh.
Veja também:
Sete atores em evidência em Hollywood