ESSE TEXTO NÃO CONTÉM SPOILERS
Desculpem-me se pareço repetitivo sobre o assunto, e realmente estou nos últimos dias, mas é que o tema tem tocado muito forte em mim (ui!) nas últimas semanas. Depois do meu texto Cuidado: spoilers!, tivemos mais um grande exemplo recente da falta de noção das pessoas em relação a essas revelações. No último domingo, foi exibido o segundo episódio da série Game of Thrones, da HBO, e depois de um grande acontecimento na trama, muita gente se descontrolou nas redes sociais e saiu metralhando spoilers na cara de todo mundo, sem se dar conta, ou pior, sem se preocupar que muita gente que assiste ao seriado ainda não havia visto o episódio.
Na mesma proporção, muita gente começou a reclamar desses spoilers (com razão) e já começou a ser tachado de chato por conta disso. Curioso é que esse assunto realmente parece aflorar o pior em cada ser humano, tanto do lado de quem reclama quanto do de quem revela. Mas, nesse último, há uma exaltação do egoísmo que tem, de certa forma, me chocado um pouco. Muitos apontando que “se é de conhecimento público, não é spoiler”; outros achando que se o episódio já está disponível pra download assim que ele acaba, azar de quem não viu; há até questionamentos sobre a função de uma rede social, já que ela é de fato um fórum público onde as pessoas aproveitam para conversar sobre qualquer coisa livremente.
Acima de tudo isso, algumas questões ainda me são muito caras:
– As pessoas ainda não sabem mesmo o que são spoilers, e por não saberem, não conseguem entender as gafes que cometem;
– Muita gente que não se importa em receber spoilers (e isso é perfeitamente aceitável, não há qualquer problema nisso) não dá a mínima pra quem se importa com eles e não quer recebê-los (e aí temos um problemão!);
– Há muita falta de respeito pela experiência alheia e de bom senso para entender que cada um tem uma relação com essas obras, e muitas vezes essa relação é bastante diferente da sua. E você precisa respeitar;
– Bom senso, respeito e cordialidade nunca são demais, mas em relação aos spoilers, parece ser cada vez mais raro.
Ninguém é proibido de comentar nada, com ou sem spoilers, na ~vida real~ ou no facebook. E sinceramente, não vejo qualquer diferença entre as duas coisas. Quem é babaca no facebook, em geral, é babaca na vida, e o mesmo vale pra quem é gente boa. Mas a discussão não é essa, é sobre spoilers, e sobre eles, não custa nada, absolutamente nada, deixar um aviso de spoiler antes de fazer um comentário que contenha alguma revelação importante sobre o que quer que seja. E não é porque não há um artigo na Constituição Federal que aponte que é seu dever avisar um spoiler que você não precisa se preocupar com isso. É só um pouquinho de respeito por aqueles que ainda não viram o episódio, seja porque não têm TV a cabo, ou porque não o baixaram ainda, ou porque não o viram por “n” outros motivos.
Por fim, gostaria de deixar aqui a recomendação de um pequeno, mas ótimo, texto do jornalista Alexandre Maron sobre essa questão do spoiler e da experiência de ter contato com uma obra pela primeira vez, virgem de qualquer informação reveladora a respeito dela: Nunca mais a primeira vez.
Leiam, reflitam, concordem ou discordem, mas respeitem. Sempre respeitem, acima de qualquer coisa.