Indicado a quatro categorias do Oscar 2013 (Melhor Filme, Diretor, Atriz e Roteiro Adaptado) Indomável Sonhadora é um típico representante do cinema indie americano. Conta com um diretor engajado, possui orçamento baixíssimo (custou apenas $1,8 milhão), tem um elenco basicamente formado por atores iniciantes e foi aclamado em uma das maiores vitrines do cinema independente: o Festival de Sundance, faturando, na edição de 2012, os troféus de Grande Prêmio de Júri e de Melhor Fotografia.
O filme, escrito e dirigido por Benh Zeitlin, gira em torno de Hushpuppy (Quvenzhané Wallis), uma menina de apenas seis anos que, após ser abandonada pela mãe, vive com o pai alcoólatra (Dwight Henry) numa comunidade pobre e alagada, conhecida pelos moradores como Banheira, da Louisiana. Mesmo sabendo que em breve a região em que vivem será devastada por um furação, os habitantes insistem em permanecer no local, pois é naquelas inóspitas terras que fincaram raízes e pretendem viver até os últimos dias de suas vidas.
Mas quem está mais próximo da morte mesmo é o pai de Hushpuppy, que, ao descobrir ter uma grave doença, não aceita receber tratamento médico, ao invés disso, passa a preparar a menina para ser independente, para que ela se adapte ao mundo quando não tiver mais a presença dele.
Tentando se virar sozinha, a garotinha cria uma realidade fantástica, na qual é permitido conviver com seres pré-históricos, ouvir conselhos dos animais e a não temer nenhum desafio da natureza, mesmo que ele seja materializado por um porco gigante.
Ao nos fazer enxergar o mundo por meio dos olhos de uma criança, Zeitlin assemelha Indomável Sonhadora aos longas Onde Vivem os Monstros, de Spike Jonze, e O Labirinto do Fauno, de Guilhermo Del Toro, mas a diferença é que nenhum dos atores mirins dessas produções possui o carisma e chega perto da atuação de Wallis.
Demonstrando ser um ótimo diretor de elenco, Zeitlin retrata este misto de fantasia e realidade com muita competência. E, com a câmera na mão, deixa a sua pequena protagonista carregar o filme nas costas, preenchendo cada segundo do longa com sua presença inebriante.
Com esta atuação surpreendente, Quvenzhané Wallis, atualmente, com nove anos, entra para a história por ser a atriz mais nova a ser indicada ao Oscar. E olha que, para conseguir o papel, ela teve que mentir a idade e superar mais de 4 mil concorrentes.
Zeitlin não poderia ter feito escolha mais feliz, pois, sem esta simpática menininha de nome difícil, com certeza, Indomável Sonhadora não teria a mesma repercussão de pública e de crítica e, consequentemente, o cinema não teria conhecido uma personagem tão fascinante e encantadora quanto Hushpuppy.