Globo de Ouro consagra Trapaça e 12 Anos de Escravidão

Tina Fey e Amy Poehler apresentaram novamente a cerimônia

Tina Fey e Amy Poehler apresentaram novamente a cerimônia

Foram entregues neste domingo (12) os Globos de Ouro, prêmios da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA), e os filmes Trapaça, de David O. Russell, e 12 Anos de Escravidão, de Steve McQueen, foram consagrados, respectivamente, como Melhor Comédia ou Musical e Melhor Drama. O longa de O. Russell ainda foi premiado nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, na qual Jennifer Lawrence se sagrou vencedora pelo segundo ano consecutivo por um filme do diretor – em 2013, ela venceu por O Lado Bom da Vida, filme que também lhe rendeu o Oscar – e Melhor Atriz de Comédia ou Musical, com Amy Adams que, finalmente, depois de cinco indicações em sete anos, foi premiada pela primeira vez.

Outro destaque da noite foi Clube de Compras Dallas, que venceu nas categorias de Melhor Ator de Drama, com Matthew McConaughey, e Melhor Ator Coadjuvante, com Jared Leto. Ambos estão bem cotados tanto para o Oscar quanto para o SAG Awards, que acontece no próximo sábado (18). Cate Blanchett ficou com o troféu de Melhor Atriz de Drama, por seu papel em Blue Jasmine, de Woody Allen, que nesse ano foi homenageado com o prêmio Cecil B. DeMille, mas que (como de costume) não apareceu para recebê-lo e foi representado por sua amiga e eterna musa Diane Keaton.

Jennifer Lawrence recebe o Globo de Ouro pelo segundo ano consecutivo

Jennifer Lawrence recebe o Globo de Ouro pelo segundo ano consecutivo

Leonardo DiCaprio ficou com o prêmio de Melhor Ator de Comédia ou Musical, por O Lobo de Wall Street; Alfonso Cuarón recebeu o troféu de Melhor Diretor, por Gravidade; e Spike Jonze o de Melhor Roteiro, por Ela. Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o italiano A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, bateu o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Azul é a Cor Mais Quente. Em Melhor Animação, prevaleceu o grande nome da temporada nesta categoria, Frozen: Uma Aventura Congelante, da Disney.

Nas categorias de TV, a série Breaking Bad e o telefilme Minha Vida com Liberace foram os principais destaques. A última temporada do drama criado por Vince Gilligan venceu na categoria de Melhor Série Dramática e como Melhor Ator de Série Dramática, com Bryan Cranston. Já o filme de Steven Soderbergh sagrou-se vencedor como Melhor Minissérie ou Telefilme, além do prêmio de Melhor Ator de Minissérie ou Telefilme, que foi para Michael Douglas.

A lista completa com os vencedores você confere abaixo e ainda nessa semana faremos uma análise das principais premiações e dos indicados, bem como as chances de cada um tanto para o SAG Awards, que acontece no próximo sábado, quanto para o Oscar, que terá seus indicados anunciados na próxima quinta-feira (16).

CINEMA

Filme – Drama
12 Anos de Escravidão

Filme – Comédia ou Musical
Trapaça

Ator – Drama
Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)

Atriz – Drama
Cate Blanchett (Blue Jasmine)

Ator – Comédia ou Musical
Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street)

Atriz – Comédia ou Musical
Amy Adams (Trapaça)

Ator Coadjuvante
Jared Leto (Clube de Compras Dallas)

Atriz Coadjuvante
Jennifer Lawrence (Trapaça)

Diretor
Alfonso Cuarón (Gravidade)

Roteiro
Spike Jonze (Ela)

Filme Estrangeiro
A Grande Beleza

Animação
Frozen: Uma Aventura Congelante

Trilha Sonora Original
Alex Ebert (All is Lost)

Canção Original
“Ordinary Love” (Mandela: Long Walk to Freedom)

Prêmio Cecil B. DeMille
Woody Allen

TV

Série – Drama
Breaking Bad

Atriz em Série Dramática
Robin Wright (House of Cards)

Ator em Série Dramática
Bryan Cranston (Breaking Bad)

Série – Comédia ou Musical
Brooklyn Nine-Nine

Atriz em Série de Comédia ou Musical
Amy Poehler (Parks and Recreation)

Ator em Série de Comédia ou Musical
Andy Samberg (Brooklyn Nine-Nine)

Minissérie ou Telefilme
Minha Vida com Liberace

Atriz em Minissérie ou Telefilme
Elisabeth Moss (Top of the Lake)

Ator em Minissérie ou Telefilme
Michael Douglas (Minha Vida com Liberace)

Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme
Jacqueline Bisset (Dancing On the Edge)

Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme
Jon Voight (Ray Donovan)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho