Globo de Ouro 2013: Ator e Atriz Coadjuvantes

A cerimônia de entrega dos Globos de Ouro para os melhores da TV e do Cinema em 2012, na opinião da imprensa estrangeira especializada, acontece no próximo domingo (13) e começamos agora os nossos textos especiais com as principais categorias de cinema.

Hoje, vamos apresentar os candidatos aos prêmios de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante, que devem render boas disputas, principalmente entre os homens. Ainda nesta semana você deve ver por aqui posts para as categorias de Ator e Atriz de Drama, Ator e Atriz de Comédia ou Musical, Melhor Diretor e Melhor Filme de Drama e Comédia e Musical.

No domingo, comentaremos a premiação em nosso Twitter e, assim que a cerimônia acabar, também será publicado um post com todos os vencedores da 70ª edição do Globo de Ouro aqui no blog. Não percam!

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Alan Arkin

Com sua sexta indicação ao Globo de Ouro, o veterano Alan Arkin é um dos favoritos ao prêmio da noite por sua atuação em Argo. Antes de começarem as indicações aos principais prêmios da temporada, muito se falava sobre quem seria indicado por coadjuvante pelo filme de Ben Affleck, já que tanto Arkin quanto John Goodman têm, mais ou menos, o mesmo tempo de tela e estão excelentes. Cogitava-se até que ambos fossem indicados juntos a algumas premiações, mas a balança foi pendendo para o lado de Arkin. Será que depois de 45 anos Arkin voltará a erguer o troféu, que já venceu uma vez na categoria Melhor Ator de Comédia ou Musical por Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando!, em 1967? Veremos!

Leonardo DiCaprio

Pouco prestigiado pela Academia, Leonardo DiCaprio é um dos queridinhos da imprensa internacional votante no Globo. Esta é sua nona (!!!) indicação ao prêmio, que já venceu em 2005 como Melhor Ator de Drama, por O Aviador, de Martin Scorsese. Desta vez, DiCaprio foi indicado por interpretar um vilão no novo filme de Quentin Tarantino, Django Livre. Andam dizendo por aí, inclusive, que DiCaprio é a melhor coisa do longa, que tem dividido opiniões em Hollywood e não tem chegado com muita força nas premiações. Talvez seja essa a grande chance de Django vencer um dos principais prêmios da temporada.

Philip Seymour Hoffman

Um dos melhores atores de sua geração, Philip Seymour Hoffman também é um dos favoritos, mas chega com menos força na reta final das premiações do que se imaginava há alguns meses. O motivo: O Mestre, de Paul Thomas Anderson, que era um dos nomes fortes da temporada, foi tropeçando pelo caminho, principalmente, por tratar de um assunto tão delicado em Hollywood, a origem e influência de uma seita religiosa que se assemelha, e muito, com a Cientologia, seguida por muita gente do show bizz hollywoodiano, como Tom Cruise e John Travolta, por exemplo. Parece que está todo com um pé meio atrás com o filme e isso pode influenciar muita gente em Los Angeles. Mas será que influenciaria também os jornalistas estrangeiros votantes no Globo? Difícil dizer. Esta é a quinta indicação de Hoffman, que venceu em sua indicação de estreia, em 2006, pelo longa Capote, no qual interpreta o protagonista.

Tommy Lee Jones

Outro nome forte na categoria é de mais um veterano, Tommy Lee Jones, que vem indicado pelo mais prestigiado longa da temporada, Lincoln, de Steven Spielberg. Muitas vezes criticado por interpretar papéis muito parecidos com seu personagem icônico em O Fugitivo, que lhe rendeu um Globo, Jones pode vir agora a contribuir com mais um prêmio para o longa de Spielberg, que tem tudo para levar muitas estatuetas até o fim da temporada de premiações.

Christoph Waltz

O grande azarão desta categoria é Christoph Waltz, também indicado por Django Livre, de Tarantino. Vencedor há 3 anos também como Melhor Coadjuvante e também em um filme de Tarantino, Bastardos Inglórios, Waltz deve ser apenas figurante em meio a tantos favoritos. Dificilmente, Waltz, que recebe agora apenas sua segunda indicação ao Globo, vai ter forças para superar quatro nomes fortes, sendo um deles seu companheiro de longa e queridinho da HFPA, DiCaprio.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Amy Adams

Amy Adams é uma das figurinhas carimbadas em quase todas as premiações do cinema nos últimos anos. Já são três indicações ao Oscar (e pode receber mais uma neste ano) e quatro ao Globo de Ouro. Mas em todas elas tem saído de mãos abanando. Isso não quer dizer que a bela não tenha talento para tanto, muito pelo contrário. Amy é um dos casos de atrizes que conseguem realizar grandes trabalhos tanto em filmes mais pop, como Encantada, quanto em filmes mais densos e independentes, como Dúvida e O Vencedor. Neste ano, Amy conseguiu uma indicação por seu papel no polêmico O Mestre, no qual interpreta a esposa de Joaquin Phoenix. Mas, independentemente de toda a polêmica envolvendo o longa de Paul Thomas Anderson, a atriz tem poucas chances de se sagrar vitoriosa, isso porque vai enfrentar dois nomes fortíssimos que são os favoritos da noite.

Anne Hathaway

Anne Hathaway é, talvez, a grande favorita ao prêmio nesta categoria. Sua performance em Os Miseráveis tem chamado a atenção de muita gente, principalmente, porque a bela tem demonstrado seus dotes como cantora no musical. O diretor do filme, Tom Hooper, fez questão de colocar os atores para interpretar as músicas ao vivo no set de filmagens ao invés de dublarem suas canções, como é feito na maior parte dos musicais.  Com sua terceira indicação, a atriz tem marcado presença bienalmente nos Globos. Foi indicada em 2011, por Amor e Outras Drogas, e em 2009, por O Casamento de Rachel, que também lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Sally Field

Se há um nome em Hollywood que parece ter sido desenterrado e tirado a poeira é o da veterana Sally Field. Detentora de nada mais nada menos que dois Oscar e dois Globos de Ouro (em 11, contando com esta, indicações!), a atriz já foi estrela da TV e do cinema entre os anos 70 e 80, e em 2012 voltou à vista do povo em O Espetacular Homem-Aranha, interpretando a Tia May. Agora, disputa o Globo de Ouro por interpretar a esposa do presidente Lincoln, no filme de mesmo nome de Steven Spielberg. Sally parece ser a única capaz de roubar o prêmio das mãos de Anne Hathaway e vem numa crescente junto com o filme de Spielberg que pode acirrar ainda mais essa disputa com a atriz de Os Miseráveis, que certamente deve se repetir na cerimônia do Oscar.

Helen Hunt

E por falar em estrela da TV, Helen Hunt é mais uma atriz que pode ser considerada como tal. Aliás, é notório seu reconhecimento muito mais como atriz de TV do que de cinema, mesmo tendo sido agraciada com um Oscar e um Globo pela sua atuação ao lado de Jack Nicholson em Melhor É Impossível. Mas nenhum dos dois prêmios é páreo para sua coleção de seis indicações e três prêmios no Globo pela série Mad About You. Apesar de elogiada sua atuação ao lado de John Hawkes em As Sessões, Helen não deve ficar com o troféu neste ano. Mas é inegável que a atriz goza de muito prestígio junto aos membros da HFPA.

Nicole Kidman

E se é pra falar de prestígio, porque não falarmos logo de Nicole Kidman, para fechar a lista de incidadas ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante? Assim como DiCaprio, Nicole é amada pelos correspondentes internacionais em Los Angeles e conseguiu emplacar simplesmente duas indicações ao Globo neste ano. Uma por sua atuação no longa The Paperboy e outra pelo filme feito para a TV Hemingway & Gellhorn, dirigido por Philip Kaufman (A Insustentável Leveza do Ser), no qual atua ao lado de Clive Owen. O longa, aliás, tem até o ator brasileiro Rodrigo Santoro e o mestre Robert Duvall. Em The Paperboy, de Lee Daniels, diretor de Preciosa, Nicole contracena com Zac Efron, Matthew McConaughey e John Cusack. São dez indicações ao Globo (contando as duas de 2013) e três prêmios. Tem prestígio ou não tem?

A cerimônia de entrega dos Globos de Ouro acontece no próximo domingo (13) e o Sétima Cena vai estar comentando ao vivo pelo Twitter. Não se esqueça!

Veja a lista com todos os indicados AQUI.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho