Dando continuidade aos nossos posts especiais sobre o Globo de Ouro 2013, que acontece no próximo domingo (13), hoje vamos conhecer os indicados às categorias de Melhor Ator e Atriz de Comédia ou Musical.
Entre os homens, a disputa ainda está aberta, embora Bradley Cooper e Hugh Jackman larguem com ampla vantagem sobre os outros três candidatos. Entre as mulheres, só uma grande surpresa pode tirar o troféu das mãos da jovem e talentosíssima Jennifer Lawrence, por sua atuação em O Lado Bom da Vida, ao lado de Cooper.
O mais curioso é que Jennifer não apenas pode faturar o prêmio, como deve fazê-lo deixando para trás três ícones do cinema mundial: Judi Dench, Maggie Smith e Meryl Streep. Isso não é pouca coisa!
Veja todos os indicados.
MELHOR ATOR DE COMÉDIA OU MUSICAL
Bradley Cooper
De galã da comédia Se Beber, Não Case! a ator altamente elogiado por sua performance em O Lado Bom da Vida, ao lado de Jennifer Lawrence e Robert DeNiro (com quem já contracenou em Sem Limites). Assim, talvez, possa ser registrada a atual fase de Bradley Cooper, que já tem mais de dez anos de carreira, mas só agora parece colher os verdadeiros frutos de seu trabalho: o reconhecimento de público e crítica. Não será surpresa se sair vitorioso no domingo, mas vai ser difícil tirar o prêmio das mãos do nosso próximo indicado.
Hugh Jackman
Com um carisma que, talvez, seja o maior da atual Hollywood, Hugh Jackman é o grande nome nesta categoria. Sua performance no musical Os Miseráveis tem arrancado elogios de muita gente e todo mundo sabe que Jackman é um grande cantor. Já cantou em filme, já cantou no Oscar, já cantou até na Broadway e foi sucesso! Arranca suspiros da mulherada por ser um dos maiores galãs da atualidade e, ao mesmo tempo, ganha créditos com a ala masculina, por ser ninguém menos que o intérprete do anti-herói Wolverine, dos X-Men. Ou seja, tudo joga em favor de Jackman, que curiosamente recebe apenas sua segunda indicação ao Globo, mas que dificilmente será a última.
Jack Black
Retomando a parceria com o diretor Richard Linklater, vista em Escola de Rock, Jack Black consegue sua segunda indicação ao Globo. A primeira foi justamente na comédia citada, em 2004. Também tem sido bastante elogiada sua atuação em Bernie, principalmente porque parece que o gordinho está um pouco diferente do que costumamos ver em suas últimas comédias, onde sempre parece interpretar a si mesmo. Apesar disso tudo, Black tem pouquíssimas chances de se sair vitorioso no domingo.
Ewan McGregor
Galã do cinema alternativo, Ewan McGregor conquistou sua indicação ao Globo deste ano por Amor Impossível, longa no qual contracena com a também indicada Emily Blunt. Apesar da carreira respeitada que tem, esta é apenas a segunda indicação do ator ao prêmio. A primeira aconteceu há mais de dez anos, quando foi indicado por seu papel em Moulin Rouge.
Bill Murray
Um dos grandes nomes da comédia nos anos 80 e, posteriormente, principalmente por sua parceria com o cineasta Wes Anderson, um dos maiores nomes do cinema indie americano, Bill Murray parece ter agarrado com unhas e dentes uma vaga nos Globos nesse ano. Poderia até ter sido indicado por Moonrise Kingdom, do próprio Anderson, mas foi com sua atuação como presidente Franklin Roosevelt em Hyde Park on Hudson que conseguiu convencer os membros da HFPA de que merecia ao menos uma indicação.
MELHOR ATRIZ DE COMÉDIA OU MUSICAL
Jennifer Lawrence
Reside aqui, talvez, uma das maiores barbadas da noite. Dificilmente Jennifer Lawrence não sairá vencedora no domingo. O que é mais incrível nisso tudo? A jovem, que é talvez a maior revelação do cinema nos últimos anos, deve deixar de mãos abanando três lendas veteranas: Judi Dench, Maggie Smith e ninguém mais, ninguém menos que Meryl Streep. Sua atuação em O Lado Bom da Vida tem sido muito elogiada e comprova que a atriz tem sabido conduzir muito bem sua carreira, intercalando filmes bem pops, como X-Men: Primeira Classe e Jogos Vorazes, com filmes mais independentes, como este e Inverno da Alma, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Globo e ao Oscar, há 2 anos. Nada mais justo do que premiá-la logo, porque além de linda, Jennifer já deu mostras de que é uma das grandes atrizes da atualidade.
Judi Dench
Uma das atrizes mais premiadas e respeitadas do Reino Unido, Judi Dench recebe sua décima indicação aos Globos, pelo filme O Exótico Hotel Marigold, que tem sido um sucesso no mundo todo e já faturou mais de US$ 100 milhões. E 2012 parece um bom ano para a atriz com o público, pois ela também interpreta a personagem M na série de filmes 007, que neste ano teve seu maior sucesso de público da história, 007: Operação Skyfall.
Meryl Streep
Considerada por muitos a maior atriz viva, Meryl Streep dispensa apresentações. Esta é sua (PASMEM!) vigésima sétima indicação e a grande diva do cinema já tem nada menos do que oito Globos. Vencedora no ano passado na categoria Atriz de Drama, por sua performance como Margaret Thatcher em A Dama de Ferro, Meryl deve apenas fazer figuração no domingo e dar seu aval para a grande vencedora da noite. Alguém mais acha que ela deveria ser considerada hors concours em todas as premiações e deixar sua vaga ser ocupada por outras atrizes?
Maggie Smith
Um dos maiores nomes do cinema e do teatro britânicos, Maggie Smith parece ter tido sua carreira alavancada novamente para os olhos do mundo depois de interpretar a professora Minerva na série de filmes Harry Potter. Neste ano, Maggie concorre a dois Globos por suas atuações no longa Quartet e na série Downtown Abbey, que também lhe rendeu uma indicação no ano passado, mas poderia até ter recebido uma terceira, como Coadjuvante no longa O Exótico Hotel Marigold. São 11 indicações em toda a carreira e dois troféus.
Emily Blunt
Linda e talentosa, Emily Blunt já tem um Globo de Melhor Atriz Coadjuvante de Série ou Filme de TV, por A Filha de Gideon. Neste ano, com Amor Impossível, a atriz consegue sua quarta indicação ao prêmio. Mas, como já foi dito, a noite deve ser de Jennifer Lawrence e Emily deve estar lá apenas para aplaudi-la.