Globo de Ouro 2013: Diretor

Em continuidade ao Especial Globo de Ouro 2013, o Sétima Cena retrata agora os cinco cineastas selecionados ao prêmio de Melhor Direção. Curiosamente, os mesmos nomes responsáveis pelas produções selecionadas a Melhor Filme Drama.

O  mestre Steven Spielberg desponta como o grande favorito a levar o terceiro troféu nesta categoria para casa. Mas o sensível Ang Lee também já faturou dois Globos de Diretor e não será nenhuma injustiça se faturar o terceiro.

Ben Affleck e Kathryn Bigelow também podem surpreender. Já Tarantino parece mesmo ser a zebra da categoria.

Confira abaixo um pouco sobre os cinco indicados da Categoria Diretor.

ben affleck

Ben Affleck

Seu desempenho como ator pode até ser questionado, mas quem assistiu aos longas Medo de Verdade e Atração Perigosa percebeu que Ben Affleck é um diretor sensível e talentoso. A estreia de Argo mais uma vez comprova essas qualidades do jovem cineasta, já que Affleck conseguiu realizar um filme político sem ser panfletário, com boas doses de humor e soube conduzir o elenco como maestria. Vencedor do Globo de Ouro pelo roteiro de Gênio Indomável em 1998 (ao lado de seu grande amigo Matt Damon), ele tem grandes chances de conquistar o segundo troféu este ano. Mas será que consegue superar o favoritismo de Spielberg?

spielberg

Steven Spielberg

Este grande mestre do cinema já faturou dois Globos de Ouro nesta categoria, por A Lista de Schindler em 1994 e por O Resgate do Soldado Ryan em 1999, além de um prêmio especial pela carreira. E que carreira! Responsável pelos clássicos Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, E.T, Tubarão e pelo sensacional Munique, ele foi muito questionado recentemente pelo excesso de açúcar que adicionou a Cavalo de Guerra. Parece ter voltado novamente à grande forma ao retratar os últimos meses de vida do 16º presidente americano, Abrahan Lincoln, no drama Lincoln. Spielberg tem tudo para faturar o terceiro Globo de Diretor.

hqcity

Ang Lee

Outro que pode levar o terceiro Globo de Ouro de Melhor Direção para casa é o cineasta taiwanês Ang Lee, que recebeu o prêmio em 2001 por O Tigre e o Dragão e em 2006 por O Segredo de Brokeback Mountain. Em As Aventuras de Pi, o diretor demonstrou a sua sensibilidade característica, aliada a um grande domínio da tecnologia 3D, para contar a envolvente história de sobrevivência de um jovem que fica à deriva, em alto mar acompanhado de um tigre. Responsável por uma das cenas mais lindas e poéticas de 2012, Lee chega à premiação como um dos favoritos ao prêmio.

tarantino

Quentin Tarantino

Uma curiosidade marca as participações de Quentin Tarantino no Globo de Ouro: sempre que ele é indicado como Melhor Diretor é também selecionado entre os melhores roteiristas da premiação. Isto aconteceu em 1995, com Pulp Fiction, pelo qual faturou o Globo de Melhor Roteiro, por Bastardos Inglórios, em 2010, e agora em 2013, por Django Livre. Seus filmes são marcados pelo excesso de violência, pela grande quantidade de referências cinematográficas e principalmente pelos diálogos afiados. Sem dúvida é um dos cineastas mais queridos da atualidade, mas tudo indica que sairá da cerimônia deste ano de mãos vazias.

Kathryn Bigelow

Kathryn Bigelow

Mesmo tendo recebido diversos prêmios em 2010 por Guerra ao Terror, entre eles o Oscar de Melhor Filme e Direção, Kathryn Bigelow foi totalmente esnobada na cerimônia do Globo de Ouro daquele ano. Três anos depois, a diretora retorna com o premiado e polêmico A Hora Mais Escura, que foca na captura e morte do terrorista afegão Osama Bin Laden. Kathryn e o filme já conquistaram muitos trófeus das agremiações americanas, mas será que desta vez consegue cair nas graças dos jornalistas estrangeiros de Hollywood?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista, fã incondicional de Nick Hornby e coautor do livro inédito Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Ainda não viu nada melhor que Asas do Desejo, de Wim Wenders... Mas Beleza Americana chegou perto. e-mail: cristiano@setimacena.com