Globo de Ouro 2013: Melhor Filme de Drama e Comédia ou Musical

Para fechar o Especial Globo de Ouro, o Sétima Cena comenta agora um pouco sobre as produções indicadas nas categorias Melhor Drama e Melhor Comédia ou Musical.

O grande favorito da categoria dramática é o longa Lincoln, de Steven Spielberg, que pode sair da cerimônia cercado por muitos prêmios. Correndo por fora, aparecem as produções Argo, de Ben Affleck, e A Hora Mais Escura, dirigida por Kathryn Bigelow.

Já a categoria Comédia ou Musical, promete uma briga acirrada entre O Lado Bom da Vida, de David O. Russel, e Os Miseráveis, do cineasta britânico Tom Hooper. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um dos indicados.

MELHOR DRAMA

Django Livre

Este faroeste, dirigido pelo talentoso Quentin Tarantino, conta a história de Django, um escravo negro liberto que transforma-se em mercenário vingativo. Quem teve a oportunidade de ver o longa afirma que ele contém as cenas violentas e os diálogos afiados característicos da filmografia do diretor. Estrelado por Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio e Christoph Waltz, Django Livre concorre em quatro categorias, sendo uma delas com dois indicados, DiCaprio e Waltz.

A Hora Mais Escura

Cercado de elogios e polêmicas, A Hora Mais Escura é o nova parceria entre a cineasta Kathryn Bigelow e o roteirista Mark Boal. após o festejado Guerra ao Terror. O filme, estrelado pela linda e talentosa Jessica Chastain, enfoca na captura e morte do terrorista Osama Bin Laden pelos membros da CIA. Ao lado de Lincoln e Argo, o filme de Kathryn é um dos favoritos ao prêmio.

Lincoln

Dirigido por Steven Spielberg e protagonizado pelo sempre competente Daniel Day-Lewis, Lincoln gira em torno dos último meses de vida do 16º presidente americano, Abraham Lincoln. O filme vem recebendo grandes elogios da crítica especializada americana, principalmente pela excelente ambientação histórica, roteiro bem construido e pela atuação de todo o elenco. Líder de indicações ao Globo de Ouro deste ano, nomeado em sete importantes categorias, Lincoln tem tudo para sair da cerimônia com muitos prêmios.

As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi retrata a envolvente história de sobrevivência de um jovem que fica à deriva, em alto mar, acompanhado de um tigre. Contando com um elenco de atores desconhecidos, porém talentosos, e uma direção sensível de Ang Lee, que utilizou da tecnologia 3D para construir cenas poéticas e bem fotografadas, o longa é sem dúvida um dos melhores do ano. Dificilmente será o vencedor desta categoria, mas não seria nada injusto se faturasse este troféu.

Argo

Ambientado no fim da década de 1970, em plena revolução iraniana causada pela queda do presidente Mohammed Mosaddegh, que, com a intervenção do governo norte-americano, foi substituído pelo xá Reza Pahlavi, Argo é uma das produções mais elogiadas do ano e chega como uma das favoritas da noite. Divertido e bem realizado por Ben Affleck, o filme conta com um roteiro inteligente, repleto de bons diálogos, e com um elenco afiado liderado, pelo próprio Affleck, Bryan Cranston, John Goodman e o sensacional Alan Arkin.

MELHOR COMÉDIA OU MUSICAL

O Exótico Hotel Marigold

O Exótico Hotel Marigold é uma comédia surpreendente. Leve, divertido e com personagens interessantes e variados, o longa dirigido por John Madden (Shakespeare Apaixonado) conta a história de sete idosos ingleses que resolvem ir à Índia em busca de uma vida mais feliz e diferente do que levavam em seu país de origem. Acabam hospedados no hotel gerenciado pelo ótimo Dev Patel e, depois de muita confusão, têm suas vidas mudadas como gostariam. Ou não!

Moonrise Kingdom

Depois de cinco anos sem realizar um filme em live action, Wes Anderson volta com o longa Moonrise Kingdom, uma leitura lúdica e divertida sobre a aventura de duas crianças excluídas do ambiente em que vivem e que partem em busca da liberdade e do amor, mas que, talvez, não contassem que seriam perseguidos por uma equipe de profissionais altamente capacitados (ou não) para isso. O filme traz ótimas atuações de gente como Edward Norton, Harvey Keitel, Bruce Willis, Frances McDormand e Bill Murray.

Amor Impossível

Amor Impossível é uma típica comédia indie, com personagens e acontecimentos um tanto esquisitos. O longa mostra a empreitada do especialista em pesca interpretado por Ewan McGregor para levar a pesca esportiva de salmão ao Iêmen, país governado por um xeique visionário e, claro, trilhardário. E por falar em Ewan McGregor, o ator concorre ao prêmio de Melhor Ator de Comédia ou Musical, assim como sua parceira de tela Emily Blunt na mesma categoria feminina.

Os Miseráveis

Musical baseado na clássica obra de Victor Hugo, Os Miseráveistem recebido elogios por todo o mundo, principalmente por conta das atuações de Anne Hathaway e Hugh Jackman, e pela decisão do diretor Tom Hooper de colocar os atores para cantar suas músicas no próprio set de filmagem, diferentemente do que, geralmente, acontece com todos os musicais, onde os atores apenas dublam as canções previamente gravadas em um estúdio. O longa é um dos favoritos nesta categoria, mas pode ser surpreendido por uma vitória de O Lado Bom da Vida.

O Lado Bom da Vida

Ao lado de Os Miseráveis, O Lado Bom da Vida é um dos nomes mais fortes nesta categoria. Dirigido por David O. Russell (O Vencedor), esta comédia tem arrancados elogios da crítica principalmente pelas atuações de Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro. Outra prova disso é que, nesta semana, foram divulgados os indicados ao Oscar 2013 e todos eles foram selecionados para suas categorias, assim como Jacki Weaver, como Atriz Coadjuvante. Ou seja, o filme emplacou indicados em todas as categorias de atuação e aqui, nos Globos, além desta, para Jennifer Lawrence e Bradley Cooper. Vem forte para a disputa!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

O blog é feito por amantes da Sétima Arte que, na vontade de poder exprimir em palavras suas emoções com o mundo cinematográfico, fazem desse espaço um ponto de encontro para celebrarmos o maravilhoso universo do Cinema. Facebook: Sétima Cena Twitter: @SetimaCena e-mail: contato@setimacena.com