A overdose de Renton em Trainspotting

renton capa

Lançado em 1996, o longa Trainspotting, de Danny Boyle (Em Transe), conquistou milhões de fãs pelo mundo ao retratar um grupo de amigos escoceses desocupados, violentos e viciados em heroína que passa a maior parte do dia se drogando e arrumando confusões no subúrbio de Edimburgo.

Com um elenco, até então, desconhecido e montagem frenética, a produção ajudou a impulsionar as carreiras de Boyle e do protagonista Ewan McGregor, intérprete de Renton. O roteiro muito bem escrito é um verdadeiro caldeirão da cultura pop, já as roupas e os tênis usados pelos personagens servem de referência para muitos jovens até hoje.

Também não podemos nos esquecer da grande qualidade da trilha sonora de Trainspotting, que traz David Bowie, Brian Eno, New Order e Underworld… Uma dessas músicas, inclusive, é responsável pelo meu momento favorito do filme: a cena da overdose de Renton ao som de Perfect Day, de Lou Reed, que faço questão de compartilhar com vocês na Cena do Dia deste sábado.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista, fã incondicional de Nick Hornby e coautor do livro inédito Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Ainda não viu nada melhor que Asas do Desejo, de Wim Wenders... Mas Beleza Americana chegou perto. e-mail: cristiano@setimacena.com