A violência extrema de A Outra História Americana

Embora esse recado seja praticamente um convite para assistir à cena que recomendarei a seguir, é preciso alertar: o vídeo abaixo é recomendado para maiores, gente que tem estômago forte e que não se impressiona com muita facilidade. Pra mim, é, talvez, a cena mais pesada que já vi no cinema. Não apenas por toda a violência gráfica empregada na sequência, mas também por toda a questão ideológica.

Na cena de A Outra História Americana, longa dirigido por Tony Kaye e estrelado por Edward Norton, possivelmente no grande papel de sua carreira, um grupo de assaltantes negros resolve roubar a casa da família Vinyard. Só não contavam que o filho mais velho, Derek (Norton), fosse um neonazista ultraviolento. Ele reage, vai atrás dos assaltantes e… bom, acho que é melhor assistir à cena e deixar que ela fale por si.

Além de toda a violência, é extremamente assustadora a cara de satisfação com que Derek é preso ao final, com um sorriso de felicidade semelhante ao de alguém que acabou de realizar um feito de grande orgulho. Todo mundo sabe o quão errado é aquilo tudo, inclusive seu irmão, que no decorrer do filme vai passar a seguir as mesmas ideologias do irmão mais velho. Mas Derek leva as mãos a cabeça, se ajoelha e é algemado com a sensação de dever cumprido.

*MEDO*

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho