36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo | Veja a nossa cobertura

Começa na próxima sexta-feira (19) a 36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que até o dia 2 de novembro deve exibir aproximadamente 350 filmes de mais de 60 países. Neste ano, o grande homenageado será o cineasta russo Andrei Tarkóvski, que terá toda a sua filmografia exibida no evento, além de filmes sobre ou inspirados nele dirigidos pelos cineastas Chris Marker, Tonino Guerra, Aleksander Sokurov, Evgeny Borzov e José Manuel Mouriño.

Além da retrospectiva do diretor, a Mostra ainda apresentará, em colaboração com o MASP (Museu de Arte de São Paulo), a exposição Luz Instantânea: Polaroides de Andrei Tarkóvski, que tem curadoria do filho do cineasta, Andrei A. Tarkóvski, que vem ao Brasil para a abertura da exposição, no dia 17 de outubro, e apresentará 80 fotografias originais feitas pelo diretor. Três dessas imagens fazem parte do cartaz oficial da Mostra.

Embora seja um pouco injusto citar apenas alguns destaques em um evento com quase 400 filmes, algumas das produções que mais devem chamar a atenção dos cinéfilos são Tabu, do português Miguel Gomes, A Bela que Dorme, de Marco Bellocchio, Beyond the Hills, de Cristian Mungiu, In the Fog, de Sergei Loznitsa, No, de Pablo Larraín, que será exibido na cerimônia de abertura na próxima quinta-feira (18), A Parte dos Anjos, de Ken Loach, que venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2012, A Caça, de Thomas Vinterberg, que rendeu ao ator Mads Mikkelsen o prêmio de Melhor Ator em Cannes, Um Alguém Apaixonado, de Abbas Kiarostami, entre outros.

Entre os filmes brasileiros, alguns dos destaques ficam por conta de Colegas, de Marcelo Galvão, vencedor do Festival de Gramado, Era Uma Vez Eu, Verônica, de Marcelo Gomes, Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, Super Nada, de Rubens Rewald, entre outros.

A 36ª Mostra também trará, como de costume, grandes clássicos do cinema mundial em cópias restauradas, em 35mm e digital. Entre os clássicos deste ano estão Tubarão, de Steven Spielberg, Lawrence da Arábia, de David Lean, Coronel Blimp – Vida e Morte, de Michael Powell e Emeric Pressburger, Era Uma Vez no Oeste, de Sergio Leone, e Nosferatu, de F.W. Murnau, que terá uma apresentação especial no dia 2 de novembro, no Parque do Ibirapuera, acompanhada de uma orquestra regida pelo maestro alemão Pierre Oser, com uma partitura especialmente composta para o filme.

Nesta edição, a Mostra homenageia o cineasta iraniano Abbas Kiarostami e a atriz Claudia Cardinale com o Prêmio Leon Cakoff. O filme de abertura do evento, que será exibido nesta quinta-feira (18), é No. O encerramento fica por conta da nova animação de Tim Burton, Frankenweenie. Para mais informações sobre a 36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, acesse o site oficial do evento: http://36.mostra.org ou confira as nossas postagens por aqui, pelo Twitter ou pela nossa página no Facebook.

VEJA NOSSA COBERTURA COMPLETA

Crítica: Reality, de Matteo Garrone
Crítica: Entre o Amor e a Paixão, de Sarah Polley
Crítica: A Caça, de Thomas Vinterberg

Crítica: No, de Pablo Larraín

Crítica: Um Alguém Apaixonado, de Abbas Kiarostami

Programação completa por filme
Programação completa por data

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

O blog é feito por amantes da Sétima Arte que, na vontade de poder exprimir em palavras suas emoções com o mundo cinematográfico, fazem desse espaço um ponto de encontro para celebrarmos o maravilhoso universo do Cinema. Facebook: Sétima Cena Twitter: @SetimaCena e-mail: contato@setimacena.com