39ª Mostra de Cinema exibe mais de 300 filmes em SP

banner mostraA 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa nesta quinta-feira exibindo, ao longo de duas semanas, mais de 300 longas de 62 países em 22 espaços da capital paulista, como cinemas, teatros, bibliotecas e exibições ao ar livre. Neste ano, o tradicional evento paulistano é dividido em seis seções: Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Homenagem (que vai celebrar o centenário do cineasta Mario Monicelli com a exibição de cinco títulos), Apresentações Especiais, Mostra Brasil (com mais de 70 produções) e Retrospectiva.

A Retrospectiva, aliás, é um dos pontos altos desta edição ao trazer 20 títulos restaurados e preservados pela The Film Foundation, fundada pelo cineasta americano Martin Scorsese há mais de 25 anos e responsável pela recuperação de grandes clássicos do cinema, como as produções Limite (1931), de Mário Peixoto, Rocco e Seus Irmãos (1960) e Juventude Transviada (1943), que serão exibidas ao longo do evento. Scorsese é lembrado ainda pela arte do cartaz da Mostra deste ano, criada a partir dos storyboards de seu novo longa, Silence.

Outra homenagem imperdível será prestada ao cineasta português Manoel de Oliveira com a exibição do longa Visita ou Memórias e Confissões. Em 1982, ainda um “menino” de 74 anos e considerando que estava no fim da vida, o diretor português gravou este longa autobiográfico como uma espécie de testamento a ser exibido apenas após a sua morte, que veria a acontecer 33 anos depois, em abril deste ano, quando contava 106 primaveras. Com cinco sessões programadas, o filme sem dúvida será um dos mais concorridos durante a Mostra.

dheepan 2Como de costume, o evento também apresenta produções premiadas nos principais festivais internacionais, como o venezuelano Desde Allá, que ficou com o Leão de Ouro em Veneza, e o francês Dheepan, que arrebatou a Palma de Ouro na última edição de Cannes. Outro destaque que chega direto do último festival francês é o húngaro Son of Saul, que ficou com os prêmios do júri e da crítica e já aparece como o concorrente a ser batido da categoria de Filme Estrangeiro do Oscar 2016.

Já entre os longas brasileiros, os destaques ficam para Boi Neon, protagonizado por Juliano Cazarré e premiado na Mostra Horizonte do Festival de Veneza, e Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco, filme de abertura desta 39ª Mostra e que conta com um elenco de destaque, formado, entre outros, pelos atores, Selton Mello, Maitê Proença, Vera Holtz e o americano Willem Dafoe.

A programação completa da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece de 22 de outubro a 04 de novembro, pode ser consulta aqui. Boa sessão!

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

O blog é feito por amantes da Sétima Arte que, na vontade de poder exprimir em palavras suas emoções com o mundo cinematográfico, fazem desse espaço um ponto de encontro para celebrarmos o maravilhoso universo do Cinema. Facebook: Sétima Cena Twitter: @SetimaCena e-mail: contato@setimacena.com