Veja alguns dos destaques da 37ª Mostra Internacional de Cinema em SP

mostra 2Já pensou em assistir a um filme de 11 horas? Por mais que pareça brincadeira, esta é a duração do longa Evolução de uma Família Filipina, do cineasta filipino Lav Dias, um dos grandes homenageados da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa nesta sexta-feira.

Neste ano, o tradicional evento paulistano exibirá mais de 370 filmes em 28 salas da Capital Paulista até o dia 31 de outubro. Os filmes serão divididos em cinco eixos temáticos: Competição Novos Diretores, Perspectiva Internacional, Apresentações Especiais, Mostra Brasil, com mais de 80 produções nacionais, como o premiado O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, e Retrospectiva.

A Retrospectiva, aliás, homenageia um dos grandes mestres do cinema, o americano Stanley Kubrick, que receberá um reconhecimento à altura da sua grandeza e importância para a sétima arte. Além de 15 filmes exibidos durante a Mostra, o diretor de Laranja Mecânica, de 2001 – Uma Odisseia no Espaço e de Barry Lyndon, também será tema de uma exposição com 500 mais de objetos, abrigada no Museu da Imagem e do Som (MIS), bem como o livro Conversas com Kubrick, de autoria do francês Michel Ciment.

A programação completa da 37ª edição da Mostra você confere aqui. Mas, em meio a tantas produções dos mais diversos gêneros e países, fica até difícil escolher ao que assistir durante estes 14 dias de evento. Pensando nisso, o Sétima Cena separou para você 5 filmes que prometem ser os destaques desta edição e que com certeza terão os seus ingressos disputados à tapa pelo público.

                                                                                              insidez Vencedor do prêmio de Melhor Direção do último Festival de Cannes e escolhido como o filme de abertura desta 37ª Mostra, Inside Llewyn Davis é a nova investido dos irmãos Coen pelo cenário musical após E, aí, meu irmão, cadê você?. Divertido, com uma trilha sonora arrasadora e com brilhante atuação de Oscar Isaac, a produção homenageia o cenário Folk dos anos 1960, gênero imortalizado por Bob Dylan.  Ah, apenas um detalhe, é melhor correr, pois este longa terá apenas uma sessão aberta ao público.

                                                                                                      pais e filhosOutro destaque do Festival de Cannes é a produção japonesa Pais e Filhos, dirigida por Hirokazu Kore-eda. Cineasta responsável por obras intimistas e de grande apelo familiar, como O que eu Mais Desejo, Kore-eda promete emocionar o público  com este longa que retrata o drama de um casal ao descobrir que o filho de seis anos foi trocado na maternidade.

childs pose Mais novo representante do festejado e premiado cinema romeno, Child’s Pose foi o grande vencedor Urso de Ouro no Festival de Berlim 2013. Dirigido por Calin Peter Netzer, o longa retrata a história de uma mulher que se desdobra para livrar o filho da cadeia. O longa também segue forte para disputa do próximo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.                                                                                                        miss violenceA filmografia grega é outra que vem acumulando muitos apreciadores e prêmios nos últimos anos. Pensando nisso, os organizadores da Mostra selecionaram nada menos que onze longas do país de Sócrates e de Platão para o evento deste ano. O destaque fica para o elogiado Miss Violence, que saiu do Festival de Veneza 2013 com os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator e promete chocar o público com esta história que enfoca a violência doméstica.

                                                                                                     a procura do amorAcostumada a fazer o público rir com as séries Seinfeld e, mais recentemente, com VEEP, Julia Louis – Dreyfus surge nas telonas com a elogiada comédia romântica À Procura do Amor. Aqui, a eterna Elaine dá vida a Eva, uma massagista divorciada que se relaciona com gentil e engraçado Albert, vivido por James Gondolfini, morto no último mês de junho. As talentosas Catherine Keener e Toni Collette completam o elenco.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

O blog é feito por amantes da Sétima Arte que, na vontade de poder exprimir em palavras suas emoções com o mundo cinematográfico, fazem desse espaço um ponto de encontro para celebrarmos o maravilhoso universo do Cinema. Facebook: Sétima Cena Twitter: @SetimaCena e-mail: contato@setimacena.com