Ben Affleck vence prêmio do Sindicato dos Diretores

O Sindicato dos Diretores da América (Directors Guild of America) elegeu Ben Affleck o Melhor Diretor do ano em sua tradicional premiação, o DGA Awards. Agora, mais do que nunca, Argo deve ser o grande nome da noite do dia 24 de fevereiro, quando se entregarão os prêmios do Oscar.

O fato curioso é que Affleck sequer foi indicado à categoria de Melhor Diretor. No entanto, após vencer o Globo de Ouro, o SAG, o PGA e agora o DGA, dificilmente Argo não sairá com a estatueta dourada mais cobiçada do mundo.

O que podemos deduzir disso é que, por conta das mudanças apresentadas pela Academia em 2013, como o sistema de votação, que passou a ser informatizado, mesmo com a maior parte dos votantes sendo idosos, e o adiantamento da entrega dos votos finais, houve um colapso em relação às previsões para o Oscar.

A verdade é que, desde o anúncio dos indicados, ficou claro que esta edição do Oscar está muito diferente do que era esperado e do que costumava acontecer nos últimos anos. Argo pode ser o quarto filme, em 85 anos, a faturar o prêmio principal da Academia sem ter seu diretor indicado. Ben Affleck é o segundo cineasta em 65 edições do DGA a ganhar o prêmio sem sequer ser indicado ao Oscar.

Para o bem ou para o mal, o Oscar 2013 vai ser lembrado como uma edição no mínimo curiosa.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho