Foi realizada na noite dessa quarta a cerimônia de abertura do Festival de Cannes 2012. A mestre de cerimônias foi a atriz Bérénice Bejo, que se destacou no ano passado por seu papel em O Artista, longa que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Atriz Coadjuvante, e que na último Festival de Cannes deu o prêmio de Melhor Ator a Jean Dujardin.
Bérénice apresentou os membros do júri principal, que é composto pelos atores Ewan McGregor, Diane Kruger, Hiam Abbass e Emmanuelle Devos, pelos cineastas Alexander Payne, Raoul Peck e Andrea Arnold, e pelo estilista Jean-Paul Gaultier. O júri é presidido pelo cineasta italiano Nanni Moretti (Habemus Papam), que teve sua carreira homenageada com uma coletânea de cenas dos seus filmes.
Depois, foram mostradas cenas de todos os longas que concorrem ao prêmio principal do festival, a Palma de Ouro, entre eles, o filme do cineasta brasileiro Walter Salles, Na Estrada, baseado no livro On the Road, de Jack Kerouac, e que traz a estrela Kristen Stewart no elenco.
Nesta 65ª edição, o Festival de Cannes homenageia a atriz e símbolo da cultura pop mundial Marilyn Monroe, justamente no ano em que se completa 50 anos de sua morte. A banda The Gossip fez um cover da música Candle in the Wind, que Elton John fez para Marilyn.
Para finalizar, Bérénice chamou ao palco o cineasta Wes Anderson e todo o elenco de seu mais recente trabalho, Moonrise Kingdom, para declararem a abertura da 65ª edição do festival, que começa justamente com a exibição do longa do diretor de Os Excêntricos Tenenbaums.
Leia mais sobre Cannes 2012 aqui.