Caixa Cultural São Paulo promove Mostra de Cinema Pós-Iugoslavo

Uma das maiores satisfações para os fãs de cinema é descobrir filmografias diferentes daquelas que costumam ver nas salas de exibição. Pensando nisso, a Caixa Cultural de São Paulo promoverá, do dia 19 a 29 de abril, a Mostra Cinema Pós-Iugoslavo.

A mostra apresentará 20 longas-metragens contemporâneos, divididos entre ficções e documentários, que traçam um painel sobre a realidade da região europeia conhecida como Bálcãs, principalmente daqueles países que formavam a antiga Iugoslávia, como Bósnia, Sérvia e Macedônia, por exemplo.

Esta é a oportunidade ideal para ver filmes de diretores que costumam ser conhecidos apenas por frequentadores de festivais internacionais. Um desses cineastas é o bósnio Emir Kusturica, que terá três filmes exibidos na mostra: Underground – Mentiras de Guerra (1995), Prometa-me Isso (2007) e Maradona (2008), documentário que retrata a vida do jogador de futebol argentino.

Além dos longas-metragens, o público poderá participar de mini-cursos, entre eles O Legado do Cinema Iugoslavo; e também, ao lado de curadores, críticos de cinema e cineastas, debater sobre algumas produções exibidas.

O melhor de tudo é que todas essas atrações são gratuitas. Para assistir aos filmes, basta chegar, no mínimo, uma hora antes do início de cada sessão. Já as inscrições para os mini-cursos e debates podem ser feitas na página: www.caixa.gov.br/caixacultural .

A Caixa Cultural é localizada na Praça da Sé, 111, no Centro de São Paulo. Para consultar a programação completa da mostra, bem como o horário de cada sessão, acesse a página: www.cinemaposiugoslavo.com .

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista, fã incondicional de Nick Hornby e coautor do livro inédito Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Ainda não viu nada melhor que Asas do Desejo, de Wim Wenders... Mas Beleza Americana chegou perto. e-mail: cristiano@setimacena.com