Foram anunciados neste domingo (28) os grandes vencedores da 70ª edição do Festival de Cannes. O júri presidido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar entregou a Palma de Ouro para o longa sueco The Square, de Ruben Östlund. Estrelado por Dominic West e Elisabeth Moss, o filme é visto como uma áspera crítica ao mundo da arte contemporânea.
.
O Grand Prix, considerado o segundo lugar da premiação, foi para o longa francês 120 battements par minute, de Robin Campillo. Já o Prêmio do Júri ficou para a produção russa Loveless, dirigida por Andrei Zviaguintsev.

Joaquin Phoenix : Melhor Interpretação Masculina
O prêmio de direção foi entregue à americana Sofia Coppola, pelo longa O Estranho que Nós Amávamos, estrelado por Nicole Kidman, Kirsten Dunst, Elle Fanning e Colin Farrell. Em toda a história da premiação, esta é apenas a segunda vitória de uma mulher nesta categoria – a primeira foi a soviética Yuliya Solntseva que faturou o troféu em 1961 por A Epopeia dos Anos de Fogo.
.
A alemã Diane Kruger levou o prêmio de Melhor Interpretação Feminina pelo filme In the Fade, do cineasta Fatih Akin. Completando a categoria de atuação, o sempre competente Joaquin Phoenix foi eleito o melhor interprete masculino pelo papel no longa You Were Never Really Here, da diretora escocesa Lynne Ramsay, que, por sua vez, dividiu o prêmio de Roteiro com o grego Yorgos Lanthimos, de The Killing of a Sacred Deer.
A premiação francesa ainda concedeu a Palma Especial de 70 anos do Festival para a atriz Nicole Kidman, que contava com quatro produções na edição deste ano.
Confira a lista completa dos vencedores:
Palma de Ouro
The Square, de Ruben Ostlund
Grand Prix
120 Battements per Minute, de Robin Campillo
Prêmio do Júri
Loveless, de Andrei Zviaguintsev
Direção
Sofia Coppola, de O Estranho que Nós Amamos
Interpretação Masculina
Joaquin Phoenix, de You Were Never Really Here
Interpretação Feminina
Diane Kruger, de In The Fade
Roteiro (empate)
You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay, e The Killing of a Sacred Deer, de Yorgos Lanthimos.
Palma Especial de 70 anos de Festival
Nicole Kidman

Cena de O Estranho que Nós Amávamos, de Sofia Coppola