Encontro marca Oscar vencido por Scorsese

Neste ano, um dos indicados ao Oscar de Melhor Diretor é o consagrado cineasta Martin Scorsese. Esta é sua sétima indicação nesta categoria e ele já recebeu outras duas por roteiro. No entanto, Scorsese levou para casa apenas uma estatueta, pelo filme Os Infiltrados, em 2007.

Esse foi, sem dúvida, um dos momentos mais memoráveis na história do Oscar, não apenas por premiar pela primeira vez, finalmente, um diretor já consagrado e até considerado injustiçado pela Academia, mas também porque o prêmio foi anunciado por três dos melhores amigos de Scorsese: Francis Ford Coppola, Steven Spielberg e George Lucas.

Para quem não sabe, durante a década de 70, esses quatro cineastas foram, talvez, os mais importantes nomes do cinema norte americano, durante o período conhecido como Nova Hollywood, no qual jovens cineastas enfrentaram as grandes produtoras e passaram a fazer um cinema mais autoral, inspirados pela Nouvelle Vague francesa.

Esse movimento impulsionou a indústria do cinema e permitiu que vários outros cineastas pudessem realizar seus trabalhos mais pessoais, sem serem meros fantoches das grandes produtoras, que na época estavam indo à falência e assumiram o risco de deixar o corte final dos filmes nas mãos dos diretores da época.

Pois bem, os quatro cineastas que vemos no vídeo não precisam de mais apresentações. Apenas assistam e relembrem esse encontro histórico de quatro gigantes da Sétima Arte que salvaram a indústria do cinema americano.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho