Festival de Cannes 2012 anuncia membros do júri

Nesta quarta-feira (25), foram anunciados os oitos componentes do júri, presidido pelo cineasta Nanni Moretti, da 65ª edição do Festival de Cannes. Dentre os principais nomes encontram-se o ator Ewan McGregor (A Toda Prova), a atriz Diane Kruger (Bastardos Inglórios) e o diretor americano Alexander Payne, que concorreu à Palma de Ouro, em 2003, por As Confissões de Schmidit.

Completam a lista, a diretora palestina Hiam Abbas; a roteirista Andrea Arnold, premiada pelo júri de Cannes em 2006 e em 2009, por Red Road e Fish Tank, respectivamente; o cineasta haitiano Raoul Peck; a atriz francesa Emmanuelle Devos; e o estilista francês Jean Paul Gaultier.

Esta próxima edição do festival promete uma briga acirrada pela Palma de Ouro. Nomes como Abbas Kiarostami (Like Someone In Love), Michael Haneke (Amour), Ken Loach (The Angel’s Share), Alain Resnais (Vous N’Avez Encoure Rien Vu) e o brasileiro Walter Salles (Na Estrada) estão na disputa.

A 65ª edição do Festival de Cannes, que este ano homenageia a eterna musa Marilyn Monroe, acontece entre os dias 16 e 27 de maio. Confira aqui a lista completa dos filmes selecionados.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista, fã incondicional de Nick Hornby e coautor do livro inédito Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Ainda não viu nada melhor que Asas do Desejo, de Wim Wenders... Mas Beleza Americana chegou perto. e-mail: cristiano@setimacena.com