Hoje Eu Quero Voltar Sozinho está fora do Oscar

A Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood divulgou, nesta sexta-feira (19), as nove produções pré-selecionadas na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2015. O Brasil, que estava representado pelo longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, está fora da disputa, mas a América do Sul continua firme com duas produções ainda na briga: o argentino Relatos Selvagens, de Damián Szifrón, e o venezuelano Libertador, de Alberto Arvelo.

Os badalados Dois Dias, Uma Noite, estrelado por Marion Cotillard, o canadense Mommy, do cineasta prodígio Xavier Dolan, e o vencedor da última Palma de Ouro, Winter Sleep, também foram esnobados pela Academia de Hollywood.

Já o polonês Ida, mais um filme com roteiro que flerta com o judaísmo – temática que enche os olhos dos membros do Oscar -, permanece como o favorito da categoria. Outros fortes candidatos que prosseguem na disputa são Leviatã, representante da Rússia, e o sueco Força Maior.

A lista com as cinco produções estrangeiras, bem como as demais categorias do Oscar 2015, será divulgada em 15 de janeiro. A cerimônia de premiação acontece dia 25 de fevereiro, em Los Angeles.

Veja abaixo as nove produções pré-selecionadas da categoria Filme Estrangeiro:

Relatos Selvagens (Argentina)
Tangerines (Estônia)
A Ilha dos Milharais (Geórgia)
Timbuktu (Mauritânia)
Accused (Holanda)
Ida (Polônia)
Leviatã (Rússia)
Força Maior (Suécia)
Libertador (Venezuela)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista, fã incondicional de Nick Hornby e coautor do livro inédito Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Ainda não viu nada melhor que Asas do Desejo, de Wim Wenders... Mas Beleza Americana chegou perto. e-mail: cristiano@setimacena.com