Novas mostras a partir desta sexta

Neste ano o Festival do Rio e a Mostra SP continuaram a disputa (agora mais explícita) por trazer filmes estrangeiros inéditos para o Brasil. A novidade é que o CineSESC e o Festival do Rio deram um contorno nessa disputa, e a partir de hoje duas mostras estreiam no cinema paulistano exibindo filmes trazidos pelo festival carioca. Tratam-se das retrospectivas de John Carpenter e uma mostra de documentários bastante especial.

John Carpenter nasceu em 1948, em Nova Iorque, e ficou conhecido pelos filmes de terror e ficção científica que dirigiu nas décadas de 70 e 80. A partir de hoje o CineSESC apresenta uma retrospectiva de sua obra, que inclui filmes como Halloween – A Noite do Terror (1978) e O Enigma de Outro Mundo (1982, The Thing, no original em inglês).

Além disso, o cinema vai exibir preciosos e novos documentários sobre grandes figuras, entre elas Roman Polanski, Woody Allen, Steve Jobs, o ativista chinês Ai Weiwei e Neil Young. Ambas as mostras do CineSESC vão até dia 14 de outubro (veja mais informações aqui).

Outra retrospectiva que começa hoje é a de Joaquim Pedro de Andrade (1932 – 1988), um dos maiores cineastas brasileiros, conhecido principalmente pela sua adaptação do clássico literário Macunaíma, de Mário de Andrade. A mostra acontece no Cine Olido (site aqui) e vai até dia 11 de outubro.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Físico, cinéfilo e leitor. Faz mestrado na área de Teoria de Supercordas, improvisa nos ônibus e metrôs confortáveis salas de leitura e nas horas vagas (e em muitas das nem tão vagas assim) vê filmes, de Méliès a Bollywood. Twitter: @tpursulino - E-mail: tiago@setimacena.com