O Poderoso Chefão volta aos cinemas nos EUA

Segundo o Hollywood Reporter, o filme O Poderoso Chefão, para mim o melhor filme da história do cinema, voltará aos cinemas americanos nesta quinta-feira (1º). A produtora Paramount restaurou o filme de Francis Ford Coppola e vai exibi-lo em 55 salas da rede Cinemark, somente nesta quinta, em uma parceria entre as duas empresas.

O longa vencedor do Oscar de Melhor Filme, Ator (para Marlon Brando) e Roteiro Adaptado, em 1973, completa 40 anos no próximo dia 15 e, em comemoração a esta data, a produtora resolveu investir em sua restauração, que foi supervisionada pelo diretor do fotografia do filme original, Gordon Willis. Além da imagem, o áudio do filme também foi remasterizado para um som sorround 5.1 digital.

De acordo com o Hollywood Reporter, o Cinemark ainda planeja levar novamente para as telonas a segunda parte da trilogia de Coppola, no dia 16 de abril. O Poderoso Chefão 2 também se sagrou vencedor do Oscar de Melhor Filme, em 1975, além de faturar outras cinco estatuetas: Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Diretor (Francis Ford Coppola), Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Trilha Sonora.

Resta saber se a Paramount vai ser piedosa o bastante para colocar essa cópia restaurada para rodar o mundo e fazer a alegria de muita gente de bom gosto, como eu, que certamente vai chorar igual menina mijada no cinema ao ver a família Corleone numa tela gigante. Oremos!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho