Foram anunciados neste sábado (8) os vecedores da 69ª edição do Festival de Veneza. O Leão de Ouro, prêmio principal da noite, ficou com o filme sul-coreano Pieta, do cineasta Kim Ki-Duk, mas o grande destaque do festival foi The Master, novo filme do diretor Paul Thomas Anderson (Sangue Negro), que faturou o Leão de Prata, que é o prêmio de Melhor Direção, e dividiu o prêmio de Melhor Ator para Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman.
Ao que tudo indica, parece que a decisão do Leão de Ouro foi um tanto polêmica. Segundo o The Hollywood Reporter, o presidente do júri, Michal Mann, estava decidido a dar o principal prêmio da noite ao filme de Paul Thomas Anderson, mas, assim como em Cannes, o Festival de Veneza tem uma regra que não permite que um filme fature mais do que dois prêmios. Sendo assim, o Leão de Ouro ficou com o filme de Kim Ki-Duk.
Pessoalmente, acho esse tipo de regra sem sentido e faz com que a premiação seja mais por questões políticas que por merecimento, muitas vezes. Mas Veneza não é o primeiro, nem o único e, com certeza, não será o último a cometer esse tipo de erro. Se é que pode se chamar assim.
Confira abaixo a lista completa com os vencedores.
Pieta – Kim Ki-Duk
Leão de Prata – Melhor Direção
The Master – Paul Thomas Anderson
Prêmio do Júri
Paradise: Faith – Ulrich Seidl
Melhor Ator
Joaquin Phoenix & Philip Seymour Hoffman – The Master
Melhor Atriz
Hadas Yaron – Fill the Void
Melhor Roteiro
Something in the Air – Olivier Assayas
Prêmio de Contribuição Técnica – Fotografia
È Stato Il Figlio – Daniele Cipri
Prêmio Marcello Mastroianni – Melhor Ator/Atriz Revelação
Fabrizio Falco – Bella Addormentata e È Stato Il Figlio
Leão do Futuro – Filme de Estreia
Küf (Mold) – Ali Aydin
MOSTRA ORIZZONTI
Melhor Filme
Three Sisters, de Wang Bing
Prêmio do Júri
Tango Libre, de Frederic Fonteyne
Melhor Curta-metragem
Cho-De – Min-Young Yoo