Todos os cartazes do Festival de Cannes

Em suas 65 edições, Cannes sempre teve um cartaz para representar a edição do maior e mais importante festival de cinema do mundo. No entanto, isso não quer dizer que todos eles sejam bonitos, muito pelo contrário, vários são até meio WTF?

Algumas curiosidades interessantes sobre os cartazes do festival:

- O pôster de 1966 comemora não a edição em que o festival se encontra, mas seu 20º aniversário de criação. O que causa uma confusão, já que no ano seguinte, o cartaz mostra a 20ª (no caso em algarismos romanos) edição do festival.

- Outra confusão em relação a isso aconteceu em 1971, quando um grande número 25 comemorava o 25º aniversário do festival, mas no ano anterior, o cartaz mostrava o número 23, representando a edição em que ele estava.

- Os cartazes de 1980 e 1981 são iguais. Ambos utilizaram uma ilustração do artista Michel Landi, que fez inúmeros cartazes de filmes para Steven Spielberg, James Cameron, George Romero, John Carpenter, Clint Eastwood, Sergio Leone, Alfred Hitchcock, François Truffaut, Akira Kurosawa e outros.

- O pôster da 35ª edição do festival, de 1982, é uma adaptação de um desenho feito por ninguém menos que Federico Fellini.

- Já em 1983, quem fez o desenho para o cartaz do festival foi Akira Kurosawa.

- O cartaz de 1985, que é um dos meus favoritos, é uma homenagem ao fotógrafo inglês Eadweard Muybridge, que ficou conhecido por experimentar múltiplas câmeras para captar movimento e inventou um dispositivo para projetar essas fotos em sequência, o que é praticamente a mesma tecnologia das películas de cinema.

- Em 1992, Michel Landi volta a ser o responsável pelo cartaz oficial do festival, que utiliza pela primeira vez uma fotografia na arte do pôster, com Marlene Dietrich.

- No ano seguinte, Landi utiliza uma imagem do filme Interlúdio, de Alfred Hitchcock, com Cary Grant e Ingrid Bergman.

- Em 1994, mais um desenho de Federico Fellini serve como base para a arte oficial do festival.

- Em comemoração à 60ª edição de Cannes, em 2007, o festival teve, para mim, o seu cartaz mais bonito e criativo. Durante o festival do ano anterior, o fotógrafo Alex Majoli fez uma brincadeira com várias celebridades, pedindo para que elas dessem um salto na frente da câmera. No ano seguinte, algumas dessas fotos foram utilizadas para compor o cartaz oficial do festival, que conta com Souleymane Cissé, Penélope Cruz, Wong Kar Wai, Juliette Binoche, Jane Campion, Gérard Depardieu, Bruce Willis, Samuel L. Jackson e Pedro Almodóvar.

- Para o pôster de 2009, foi utilizada uma imagem do filme A Aventura, de Michelangelo Antonioni.

- Em 2010, Juliette Binoche se torna a única personalidade a aparecer duas vezes em um cartaz oficial de Cannes.

- No ano passado, o pôster de Cannes apresenta a atriz Faye Dunaway em uma foto de 1970, tirada pelo diretor Jerry Schatzberg, que foi seu marido.

- Neste ano, a homenageada da vez é a eterna musa do cinema e da cultura pop mundial Marilyn Monroe, em uma belíssima foto na qual a atriz assopra uma vela de aniversário, em uma alusão aos 65 anos do festival (e até aos 50 anos de morte da atriz).

Clique nas imagens a seguir para vê-las em tamanho maior.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Jornalista e coautor do livro inédito Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha Pink Floyd a melhor banda do mundo. O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo. Charlize Theron a mulher mais bonita do mundo. Mas cai de um penhasco pela Rebecca Hall. Assim, tudo no exagero mesmo. E-mail: carlos@setimacena.com