Oscar 2013: Jacki Weaver

dolores

A australiana Jacki Weaver surpreendeu muita gente quando foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, em 2011, pelo longa Reino Animal. Aqueles que assistiram ao filme, porém, presenciaram uma excelente atuação da atriz que, praticamente, rouba todas as cenas na pele da matriarca de uma família de criminosos.

Em 2013, a atriz volta a concorrer nesta mesma categoria da premiação americana. Curiosamente, desenvolvendo mais uma vez suas habilidades maternas, na comédia romântica O Lado Bom da Vida. Embora não esteja mal no filme, a atuação de Jackie não é tão arrebatadora quanto à de Reino Animal. Além disso, nem se compara ao desempenho dos demais integrantes do longa, dirigido e roteirizado por David O.Russel: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro, também indicados ao Oscar deste ano.

Com uma carreira de pouca expressão no cinema, Jacki teve a primeira experiência artística num programa australiano de música chamado Bandstand. Logo depois, passou a se interessar pelo teatro e, como levava jeito para interpretação, conseguiu alguns papéis em séries de televisão da Austrália e dos Estados Unidos.

weaver reino animal

A matriarca manipuladora de Reino Animal

A primeira grande chance de Jackie no cinema surgiu com o conceituado e enigmático drama Picnic na Montanha Misteriosa. O filme recebeu muitos elogios da crítica internacional e serviu para alavancar o nome do diretor Peter Weir, que depois ganharia muita repercussão em Hollywood, com os longas A Testemunha, Sociedade dos Poetas Mortos, O Show de Trumam e Mestres dos Mares – O Lado mais Distante do Mundo.

Após outro longo período na televisão, Jacki participou de alguns filmes do cinema australiano, sendo a comédia Cosi o mais importante deles. Este longa, inclusive, também contou com outras duas talentosas atrizes australianas no elenco, que ficaram conhecidas após o sucesso de O Casamento de Muriel: Toni Collette (O Sexto Sentido, As Horas e Pequena Miss Sunshine) e Rachel Griffiths (O Casamento do Meu Melhor Amigo, Hilary & Jackie e A Sete Palmos).

Atualmente com 65 anos, Jacki Weaver não deve fazer frente à grande favorita da Categoria de Atriz Coadjuvante deste ano, Anne Hathaway. Mas, contabilizando duas indicações ao prêmio da Academia no currículo, pode obter outras grandes oportunidades no futuro.

jacki weaver

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista, fã incondicional de Nick Hornby e coautor do livro inédito Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Ainda não viu nada melhor que Asas do Desejo, de Wim Wenders... Mas Beleza Americana chegou perto. e-mail: cristiano@setimacena.com