Oscar 2015: confira os indicados que já têm data de estreia no Brasil

Treze longas indicados ao Oscar 2015 já têm data de estreia no Brasil, além dos que já estrearam entre o ano passado e a última semana. Invencível, dirigido por Angelina Jolie, Livre, de Jean-Marc Vallée, e o russo Leviatã, de Andrey Zvyagintsev, chegam aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (15).

O longa de Angelina, com roteiro dos irmãos Coen, foi indicado a três categorias, sendo uma delas a de Fotografia, uma das mais nobres da premiação. Estrelado por Reese Whiterspoon, Livre emplacou indicações de Melhor Atriz, para a própria, e Melhor Atriz Coadjuvante, para Laura Dern. Já o russo Leviatã concorre na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Até a data do Oscar, dia 22 de fevereiro, mais oito filmes chegam às telonas por aqui, além de outros dois que estão programados para finais de semana posteriores à cerimônia: O Sal da Terra, documentário sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, e Vício Inerente, de Paul Thomas Anderson. Mas ambos podem ter seus lançamentos adiantados devido às indicações.

Reese Whiterspoon, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por Livre

Reese Whiterspoon, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por Livre

É comum no Brasil que as distribuidoras segurem os lançamentos de longas que concorrem às principais premiações do ano, na expectativa de que suas indicações e prêmios gerem mais burburinho próximo ao Oscar e aumente seu público. Mas, para quem gosta de acompanhar os principais filmes que concorrem ao Oscar, os meses de janeiro e fevereiro são sempre uma correria, já que há um acúmulo de filmes que poderiam ter sido lançados no final do ano anterior.

Esse é um quadro que dificilmente irá se alterar, pois, de fato, muitas vezes uma indicação ao Oscar pode aumentar a bilheteria de um filme, ou até mesmo fazer com que ele seja lançado nos cinemas, ao invés de chegar apenas em home-vídeo. Um exemplo interessante é o de Guerra ao Terror, que antes do Oscar de 2009 já havia sido lançado no Brasil no mercado de home-vídeo, mas sua indicação e o posterior prêmio da Academia fizeram com que o filme fosse lançado nos cinemas.

Alguns dos longas que foram lançados entre o fim do ano passado e o começo deste ano ainda permanecem em cartaz, como: Boyhood, Ida, Interestelar, O Abutre, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, Operação Big Hero, Relatos Selvagens e Whiplash. Não faltam opções para quem quer assistir aos longas concorrentes ao prêmio da Academia e ainda dá tempo de ver bastante coisa até a premiação, em 22 de fevereiro.

Se você não viu a lista completa com os indicados ao Oscar 2015, veja aqui. E confira abaixo os lançamentos futuros, lembrando que as datas podem ser alteradas pelas distribuidoras. Atualizaremos esse post se houver qualquer alteração.

15 de janeiro
Invencível
Leviatã
Livre

22 de janeiro
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
Timbuktu

29 de janeiro
A Teoria de Tudo
Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância
Caminhos da Floresta

5 de fevereiro
Dois Dias, Uma Noite
O Jogo da Imitação
Selma

19 de fevereiro
Sniper Americano

26 de fevereiro
Para Sempre Alice

26 de março*
Vício Inerente
O Sal da Terra

* Programados para serem lançados após a cerimônia, que acontece no dia 22 de fevereiro.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

Jornalista e crítico de cinema. Coautor do livrorreportagem Cine Belas Artes: Um Olhar Sobre os Cinemas de Rua de São Paulo. Acha O Poderoso Chefão o melhor filme do mundo, mas torce todos os dias para assistir a algum que o supere. Ainda não encontrou, mas continua buscando. E-mail: carlos@setimacena.com // Letterboxd: @CarlosCarvalho