Após confusão histórica, Moonlight ‘rouba’ Oscar de La La Land

Depois de um erro bizarro no final da premiação, a 89ª edição do Oscar consagra o drama Moonlight: Sob a Luz do Luar como Melhor Filme, mas La La Land: Cantando Estações foi quem ficou com o maior número de estatuetas da noite, seis no total. A confusão aconteceu quando Faye Dunaway e Warren Beatty subiram ao palco para anunciar a principal categoria da noite, Melhor Filme, e anunciaram La La Land como o grande vencedor.

Assim que a equipe do longa dirigido por Damien Chazelle subiu ao palco para receber o prêmio, foi anunciado que o verdadeiro vencedor da categoria havia sido Moonlight. Logo depois, Warren Beatty explicou que, ao abrir o envelope, percebeu que entregaram para ele o mesmo envelope que, minutos antes, fora usado para anunciar o prêmio de Melhor Atriz para Emma Stone, e que isso os induziu a anunciar o longa de Chazelle. O cineasta, no entanto, faturou o prêmio de Melhor Diretor, sagrando-se o mais jovem agraciado com uma estatueta nesta categoria, com apenas 32 anos.

Veja o momento em que anunciam o prêmio errado para Melhor Filme.

Nas categorias de atuação, entre os homens, Mahershala Ali confirmou seu favoritismo como coadjuvante, por Moonlight: Sob a Luz do Luar, e Casey Affleck superou a recente força de Denzel Washington (que venceu o SAG por Um Limite Entre Nós) e manteve o que já vinha fazendo desde o início da temporada de prêmios ao ficar com o Oscar de Melhor Ator, por Manchester à Beira-Mar. Entre as atrizes, Viola Davis também ficou com a estatueta que já era esperada, como Atriz Coadjuvante em Um Limite Entre Nós, e Emma Stone venceu a de Melhor Atriz por La La Land: Cantando Estações.

Numa das categorias mais interessantes do Oscar desse ano, O.J. Made in America ficou com o Oscar de Melhor Documentário. Já em Melhor Animação, um dos prêmios mais previsíveis da noite, Zootopia fechou o ciclo de vitórias na temporada e confirmou o que já se esperava, ficando com a estatueta nesta categoria. Em Filme Estrangeiro, o vencedor foi o iraniano O Apartamento, de Asghar Farhadi, cineasta que já venceu na mesma categoria, com A Separação.

Essa vitória ganhou um cunho político depois que o presidente Donald Trump tentou barrar a entrada de visitantes de vários países aos EUA, entre eles o Irã, decisão que impedia que Farhadi pudesse presenciar a premiação, mas que foi barrada pela Justiça. No entanto, ainda assim, o cineasta se recusou a participar da cerimônia e enviou um discurso criticando a postura do presidente em barrar imigrantes de diversos países nos EUA.

Veja a lista completa com os vencedores abaixo:

MELHOR FILME
Moonlight: Sob a Luz do Luar

DIRETOR
Damien Chazelle (La La Land: Cantando Estações)

ATRIZ
Emma Stone (La La Land: Cantando Estações)

ATOR
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)

ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)

ROTEIRO ORIGINAL
Manchester à Beira-Mar (Kenneth Lonergan)

ROTEIRO ADAPTADO
Moonlight: Sob a Luz do Luar (Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney)

FILME ESTRANGEIRO
O Apartamento (Irã)

ANIMAÇÃO
Zootopia

DOCUMENTÁRIO
O.J.: Made in America

MONTAGEM
Até o Último Homem

FOTOGRAFIA
La La Land: Cantando Estações

DESIGN DE PRODUÇÃO
La La Land: Cantando Estações

FIGURINO
Animais Fantásticos e Onde Habitam

TRILHA SONORA
La La Land: Cantando Estações (Justin Hurwitz)

CANÇÃO ORIGINAL
“City of Stars” (La La Land: Cantando Estações)

MIXAGEM DE SOM
Até o Último Homem

EDIÇÃO DE SOM
A Chegada

MAQUIAGEM E CABELO
Esquadrão Suicida

EFEITOS VISUAIS
Mogli: O Menino Lobo

CURTA ANIMAÇÃO
Piper

CURTA-METRAGEM
Sing

CURTA DOCUMENTÁRIO
Os Capacetes Brancos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

O blog é feito por amantes da Sétima Arte que, na vontade de poder exprimir em palavras suas emoções com o mundo cinematográfico, fazem desse espaço um ponto de encontro para celebrarmos o maravilhoso universo do Cinema. Facebook: Sétima Cena Twitter: @SetimaCena e-mail: contato@setimacena.com