Especial Oscar: Melhor Diretor

Dando sequência ao nosso Especial Oscar, que já falou sobre os indicados a Melhor Animação e Filme Estrangeiro, dos Coadjuvantes e das categorias Ator e Atriz, hoje vamos analisar as chances dos diretores indicados.

Esta categoria tem como principais favoritos, os cineastas Martin Scorsese e Michel Hazanavicius, que concorrem por A Invenção do Hugo Cabret e O Artista, respectivamente. Completam a lista: Woody Allen, por Meia-Noite em Paris, Alexander Payne, por Os Descendentes, e Terrence Malick, por A Árvore da Vida. Confira abaixo um pouco mais sobre os indicados da categoria Melhor Diretor:

Michel Hazanavicius é o menos conhecido de todos os indicados, mas ainda assim é o principal favorito desta categoria. Demonstrou extrema ousadia em realizar um filme, praticamente, mudo e em preto e branco numa época de revoluções tecnológicas e grandes produções em 3D. Perdeu o Globo de Ouro para Martin Scorsese, mas levou o troféu do Sindicato dos Diretores, que costuma coincidir com a escolha da Academia. Também pesa a seu favor o fato de O Artista ser o grande favorito da noite.

Com uma filmografia marcada por verdadeiros clássicos do cinema como Touro Indomável, Táxi Driver e Os Bons Companheiros, o grande mestre Martin Scorsese resolveu aderir à tecnologia 3D e ao universo infantil com a produção A Invenção de Hugo Cabret. Resultado: mais uma obra-prima deste verdadeiro gênio do cinema, repleta de momentos emocionantes e envolventes, que presta uma grande homenagem à Sétima Arte. Com certeza, o melhor trabalho de direção do ano, que rendeu a Scorsese o Globo de Ouro e pode levá-lo a repetir o prêmio conquistado por Os Infiltrados, em 2007.

Os filmes Eleição, As Confissões de Schimidt e Sideways ajudaram a consolidar o cineasta Alexander Payne como um dos nomes mais conceituados do cenário independente americano. Com produções marcadas por personagens desajustados em busca de um lugar no mundo, o diretor costuma proporcionar excelentes atuações para seus protagonistas. Esta característica se repete em Os Descendentes, que mesmo não contando com a sagacidade e ironia dos seus filmes anteriores, impressiona pela naturalidade, carga dramática e desenvoltura do elenco. Payne, novamente, recebeu elogios calorosos da crítica, mas segundo as bolsas de apostas, aparece atrás de Scorsese e Hazanavicius.

São apenas cinco filmes realizados em quase 40 anos de carreira, mas o suficiente para elevar o diretor Terrence Malick ao status de gênio do cinema. Em a Árvore da Vida, Palma de Ouro em Cannes 2011, o cineasta realiza mais um trabalho sensacional, repleto de momentos antológicos e contemplativos, mas que exige grande paciência e boa vontade do público. Avesso a aparições públicas e entrevistas, Malick recebeu este ano sua terceira indicação ao Oscar, as outras duas foram pela direção e o roteiro de Além da Linha Vermelha, em 1999. Novamente, não deve levar a estatueta para casa, mas se o prêmio vier, não será nenhuma injustiça.

Woody Allen é daquelas poucas pessoas que praticamente ignoram o Oscar, não por menos, a Academia também não o vê com tão bons olhos assim. No entanto, é inegável que o cineasta é um dos maiores gênios da história da Sétima Arte e, às vezes, fica difícil, até para a Academia, ignorá-lo. Em 2012, o ator, diretor e roteirista Allen alcança sua 23ª (SIM, 23) indicação ao Oscar, divididas entre essas três áreas. No entanto, ele faturou “apenas” três estatuetas: direção e roteiro de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, em 1978, e pelo roteiro de Hannah e Suas Irmãs, em 1987. Será que neste ano ele aumenta sua coleção de troféus? Além desta indicação por direção, Woody Allen também concorre a Melhor Roteiro, por Meia-Noite em Paris, onde é um dos favoritos na categoria.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someone

O blog é feito por amantes da Sétima Arte que, na vontade de poder exprimir em palavras suas emoções com o mundo cinematográfico, fazem desse espaço um ponto de encontro para celebrarmos o maravilhoso universo do Cinema. Facebook: Sétima Cena Twitter: @SetimaCena e-mail: contato@setimacena.com